Olhar Conceito

Segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Notícias / Cinema

Grandes nomes da animação nacional vêm a Cuiabá para 'Semana Sesc de Audiovisual'

Da Redação - Isabela Mercuri

14 Jun 2017 - 14:10

Foto: Reprodução / Ilustração

Joaquim 3 Rios é quem fecha a programação

Joaquim 3 Rios é quem fecha a programação

Palestras, oficinas, aulas e exibição de filmes compõem a programação da ‘Semana Sesc de Audiovisual’, que começa na próxima terça-feira (20) e segue até o sábado (24). O evento é gratuito e terá encontros para crianças, adultos, estudantes de audiovisual ou somente curiosos.

 A primeira palestra, voltada para crianças, será uma aula animada que, por meio da experimentação, ajuda-as a desenvolver suas histórias de animação. No mesmo dia, vários animadores convidados compõem a mesa ‘Desconstruindo a Animação’, em homenagem aos 100 anos do gênero no Brasil.

O ilustrador e quadrinista brasileiro Eloar Guazzelli será um dos convidados que vai oferecer um minicurso de ‘Direção de Arte para Animação’. As aulas duram quatro dias (20 a 23), e vão ensinar a articular os elementos estruturais do desenho com a direção de arte no cinema e as histórias em quadrinhos. Eloar é mestre em comunicação pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo, e dá aulas de ilustração no Istituto Europeo di Design.

Daniel Rabanéa, diretor de cinema formado em audiovisual no Brasil e na Espanha, ministra a palestra ‘Animação em sala de aula’ e outra de ‘Light Painting’, e Arnaldo Galvão, um dos primeiros animadores brasileiros, que já trabalhou no ‘Castelo Rá Tim Bum’ e foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) oferecerá às crianças uma oficina de ‘Roteiro Animado’.

A palestra de encerramento será com o animador, diretor de animação e produtor cinematográfico Joaquim 3 Rios. “Uma vida muito animada” mostra um apanhado da história da animação cinematográfica mundial, mostrando a evolução das técnicas antes da computação gráfica.

No evento haverá, ainda, a exibição de três longa-metragens e uma sessão de curtas. Confira a programação completa da Semana de Audiovisual:

20 e 21/06 das 08h às 11h e das 14h às 17h
AULA ANIMADA - COM GISELLE CARVALHO “GIKA”
O objetivo desta oficina é oferecer um conhecimento técnico básico para as crianças, por meio de pequenas experimentações. Possibilitando assim, que os pequenos desenvolvam suas próprias ideias de animações.
Teatro - Agendamento Escolar - Crianças entre 6 e 9 anos
 
20/06 às 19h
MESA – DESCONSTRUINDO A ANIMAÇÃO 
Questões como o desenvolvimento da área no Brasil, a comemoração dos 100 anos de Animação no país, animação como uma linguagem e as diversas facetas que ela pode ter, não sendo criada apenas para o público infantil, essas e outras questões serão debatidas na mesa “Desconstruindo a Animação” com a presença de vários animadores convidados.
Salão Social – Gratuito - Livre
 
20 a 23/06 das 14h às 18h
DIREÇÃO DE ARTE PARA ANIMAÇÃO - COM ELOAR GUAZZELLI
Articular os elementos estruturais do desenho com a direção de arte no cinema e as histórias em quadrinhos através de um programa que propõe um panorama histórico desta atividade artística e seus elementos constitutivos (tais como a composição da cena, narrativa sequencial, estilo e linguagem, estudos de luz, sombra e cor) com foco na cenografia, concepção de personagens e construção de storyboard.
Gratuito – A partir de 16 anos
 
21/06 às 19h

PALESTRA – ANIMAÇÃO EM SALA DE AULA COM DANIEL RABANÉA
Tendo em vista que a educomunicação e a inserção de diferentes linguagens no ambiente educacional estão presentes nos próprios Parâmetros Curriculares Nacionais a palestra terá por objetivo apresentar e instrumentalizar educadores para a realização de vídeos em animação como uma opção de linguagem dentro da sala de aula.
Salão Social – Gratuito - Livre
 
21 a 24/06 das 18h às 22h

ANIMAÇÃO BÁSICA
A oficina abordará os conceitos básicos de animação por meio de exercícios práticos que buscam o domínio do movimento. Com foco no planejamento, o aluno conhecerá todo o processo de realizar animação, desde a concepção até a sua concretização em imagens animadas, além de como dar vida a desenhos, recortes ou objetos a partir de uma simples ideia para animação.
Gratuito – A partir de 15 anos
 
22/06 – das 8h às 11h e das 13h às 16h 

ROTEIRO ANIMADO, COM ARNALDO GALVÃO
A proposta dessa oficina é primeiro estimular o olhar crítico da criança através do debate sobre os filmes que são apresentados. Mostramos alguns filmes de animação infantis e logo depois convidamos nossos espectadores, agora na função de críticos, para apontar quem são os personagens principais, qual o objetivo deles e quais os obstáculos a realização do objetivo. No segundo momento as crianças são convidadas a criar suas próprias histórias seguindo elementos que observaram na construção de um roteiro: ideia, desenvolvimento e tratamento.
Teatro - Agendamento Escolar - Crianças entre 6 e 9 anos
 
22, 23 e 24/06 das 19h às 22h

CINEMA DE ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL: ROTOSCOPIA - COM SAVIO LEITE
A oficina visa introduzir os alunos ao universo do cinema de animação experimental e à técnica da rotoscopia, que será estudada através de filmes clássicos e raridade do cinema de animação experimental, do acervo do facilitador. Através de aulas práticas e exercícios, os alunos serão estimulados a desenvolver a expressão criativa e autoral, através de experimentos que constituirão um filme, como resultado do curso.
Gratuito – A partir de 16 anos
 
22 e 23/06 das 18h às 22h
LIGHT PAINTING - COM DANIEL RABANÉA
O light painting é uma técnica em que o rastro de luz é capturado por uma câmera regulada para alto tempo de exposição. Qualquer lanterna é suficiente para se produzir uma imagem com tal técnica. As imagens em sequência são então reproduzidas em uma frequência superior a 10 por segundos resultando em uma animação. A oficina tem por objetivo a criação de pequenas animações realizadas em grupo com a técnica de light painting.  
Gratuito – A partir de 16 anos
 
22 e 23/06 das 14h às 17h

TÉCNICAS DE SOMBRA CHINESA - COM WILSON LAZARETTI
A oficina abordará a técnica através do recorte de figuras elaboradas e articuladas em cartão e da filmagem quadro-a-quadro desses recortes. Os grupos criarão um filme de animação autoral e coletivo com duração aproximada de um minuto utilizando a técnica de Sombra Chinesa.
Gratuito – A partir de 18 anos
 
24/06 às 14h

PALESTRA - UMA VIDA MUITO ANIMADA, COM JOAQUIM 3 RIOS
Um apanhado da história da animação cinematográfica nacional, mostrando a evolução técnica nas quatro décadas que precederam o “boom” da computação gráfica, contado através dos altos e baixos da vida de um animador, criador, produtor e diretor do cinema de animação no Brasil. A palestra tem 2h30 de duração e é ilustrada com slides e filmes feitos para cinema e televisão. 
Cinema – Gratuito - Livre
 
EXIBIÇÃO DE FILMES

 
20 a 24/06 às 18h

SESSÃO DE CURTAS-METRAGENS ANIMA MUNDI, MOSTRA MUMIA 
(Mostra Udigrudi Mundial de Animação), Filmes que Voam, e dos diretores convidados!
Jardim e Cinema – Gratuito - Livre
 
21/06 às 19h
LUZ, ANIMA, AÇÃO (Dir. Eduardo Calvet, documentário, Animação, Brasil, 2014, 1h39min.)
A história da animação brasileira, desde o pioneirismo de Álvaro Marins em O Kaiser, em 1917, até as celebradas obras contemporâneas, como Rio (2011), de Carlos Saldanha. Fazendo um mapeamento em quase um século de produções animadas, e contando com depoimentos de personalidades desta area, o documentário resgata uma série de raras imagens de arquivo, restaurando produções que já pensavam estarem perdidas para sempre. Um retrato de ricas histórias e personagens que fazem parte da cultura brasileira.
Cinema – Gratuito - Livre
 
23/06 às 19h
EXIBIÇÃO:MASTER CLASS: HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA (Dir. Wilson Lazaretti, Animação, Brasil, 2017, 1h18min.)
Dr. K é um velho senhor que gosta de caminhar bastante, sempre curioso e em busca de novos conhecimentos. À certa altura do caminho, estranhos e misteriosos objetos começam a aparecer em sua estrada. Aos poucos, Dr. K percebe que os objetos na verdade vão ajudá-lo a desvendar um mistério muito maior: as técnicas corretas para criar uma animação.
Com a participação do diretor Wilson Lazaretti.
Cinema – Gratuito - Livre
 
24/06 às 19h
EXIBIÇÃO: ATÉ QUE A SBORNIA NOS SEPARE (Dir. Otto Guerra & Ennio Torresan Jr, Animação, 2014 85min.)
Sbornia é um pequeno país que sempre viveu isolado do resto do mundo, cercado por um grande muro que não permite o contato com os vizinhos. Um dia, no entanto, um acidente leva à queda do muro, e logo os sbornianos começam a descobrir os costumes modernos. Dois músicos locais observam as reações de seus conterrâneos: enquanto alguns adotam rapidamente a cultura estrangeira, outros preferem reafirmar as tradições sbornianas e resistir ao imperialismo.
Cinema – Gratuito – 10 anos

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet