Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

com show luminoso

Flávio Venturini se apresenta junto à Orquestra da UFMT em concerto gratuito no Parque das Águas

Foto: Reprodução / Ilustração

Flávio Venturini se apresenta junto à Orquestra da UFMT em concerto gratuito no Parque das Águas
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) volta a se apresentar com o cantor Flávio Venturini, em um espetáculo novo e diferente, que acontece no Parque das Águas no próximo domingo, 25, às 18h. A entrada é franca.

Leia também:
Com dez mil pessoas no público, Orquestra da UFMT e Guilherme Arantes encantam no Festival Águas de Março

O ‘Concerto das Águas’ é mais uma parceria da Orquestra com a Casa de Guimarães, assim como aconteceu em março de 2016 durante o ‘Festival Águas de Março’, com Guilherme Arantes. A ideia é, além da música, fazer um discurso em prol da sustentabilidade. “A música é sempre um canal revelador de preocupações e revelações com o meio ambiente também. É um canal que leva educação, que leva conhecimento, que leva informação”, afirma o Maestro da Orquestra, Fabrício Carvalho. “Então toda vez que a gente reúne lá cinco, dez mil pessoas, é a chance que eu tenho de falar sobre sustentabilidade, meio ambiente, educação, cidadania”.

Flávio Venturini, o convidado especial, já se apresentou com a OSUFMT algumas vezes. Cantor e compositor mineiro, ele já escreveu, inclusive, uma canção em homenagem à Chapada dos Guimarães. “O Flávio também tem essa preocupação muito forte na carreira dele. A obra é muito marcada pela questão de sustentabilidade, questões humanísticas... Então é um compositor que sempre teve como marca muito forte em sua carreira essas questões um pouco mais metafísicas, sem falar nas questões humanas de amor, de sensibilidade”, afirma Fabrício.

Dentre as canções que estão no repertório, o maestro chama atenção para ‘Planeta Sonho’, que fala sobre um espaço melhor para a sobrevivência, ‘Todo Azul do Mar’, ‘Planeta Sonho’, ‘Linda Juventude’, e ‘Interior’, que foi inspirada em Chapada. Além disso, ele também traz novidades.

“A Orquestra Sinfônica tem essa perspectiva há muitos anos... Gilberto Gil, Gal Costa, 14 Bis, Guilherme Arantes, o próprio Flávio, Dominguinhos... A perspectiva é sempre permitir que as pessoas conheçam o trabalho da Orquestra pegando uma carona positiva na fama desses grandes cantores e compositores”, afirma Fabrício. “Óbvio que pra eles é uma oportunidade bacana, porque não é todo dia que eles cantam com uma Orquestra Sinfônica, então é uma troca muito justa”, completa.

Além de Flávio, também participa do espetáculo o Grupo Tibanaré, que abre a apresentação com a encenação de algumas ‘Trilhas de Cinema’. “Trilhas de cinema também foi um espetáculo que marcou muito forte a ultima temporada. As trilhas serão encenadas pelo Tibanaré, um dos melhores grupos de teatro daqui, então a gente vai misturar dois espetáculos em um, dando um grande presente para a cidade, no Parque das Águas, que é um lugar diferente”. Segundo o maestro, ao final do concerto haverá uma apresentação da fonte luminosa do Parque.

Serviço

Concerto das Águas
Domingo, 25 – A partir das 18h
Local: Parque das Águas
Entrada Franca
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet