Olhar Conceito

Notícias / Religiosidade

'Lavagem das Escadarias' da igreja São Benedito acontece pela primeira vez com a presença de quilombola

Da Redação - Isabela Mercuri

19 Jun 2017 - 14:00

Foto: Iphan / Marcelo Reis

Lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim, na Bahia, uma das mais famosas do país

Lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim, na Bahia, uma das mais famosas do país

Pela primeira vez – em mais de duzentos anos – acontecem nas igrejas Nossa Senhora do Rosário e São Benedito o ritual de ‘Lavagem das Escadarias’, no próximo sábado (24), a partir das 8h30. O ritual, tradição das comunidades de religião afro brasileiras, vem para pedir respeito a todas as crenças e dizer não ao preconceito e racismo. Participa do evento, inclusive, o senhor Antônio Multo, mais antigo remanescente quilombola de Mata Cavalo.

Leia também:
Festa do Divino Espírito Santo terá toda renda revertida para reforma da Catedral

O ritual tradicional acontece com cânticos e hinos religiosos, além de toques de tambores e todos vestidos de branco. De acordo com a comissão organizadora, lavar as escadarias simboliza “Lavar as tristezas, pedir paz e saúde, sempre com a proteção de São Benedito”.

De acordo com a assessoria, o ritual é feito com a essência de alfazema, flores e água, e busca partilhar com o público a energia positiva das ervas e dos elementos da natureza, pois seus seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico, energético e também com a benção de todos os orixás.  

A concentração para o evento acontece na Rua Bandeirantes, e são esperadas cerca de trezentas pessoas. Antônio Mulato, o quilombola que fará uma participação especial, irá acompanhado da comunidade escolar.
Ele completou 113 anos no último mês de junho, e é o mais antigo remanescente quilombola, morador do quilombo de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento.

A realização do evento é da Associação Umbandista de Mato Grosso, Federação Nacional de Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros e Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Mato Grosso.
 
Serviço

Lavagem das escadarias
Data: Sábado, 24
Horário: 8h30

20 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jr
    24 Jun 2017 às 11:24

    Alguém aqui se lembrou de onde SÃO BENEDITO veio? Ele é negro ele é santo ele é rei !!! Pois minha sinceras respostas negro , escravo , cozinheiro da casa grande e que sua cultura não podia ser cultuada aos seus orixas então ia a igreja cultuar os santos católicos e ai nasceu uma religião sagrada com muito amor , caridade e humildade aos pobres de cultura busque saber quem foi SÃO BENEDITO . Desculpa se alguém se ofendeu e obrigado por aquele que teve comiseração em ler. VIVA "SÃO BENEDITO"

  • ronaldo
    23 Jun 2017 às 11:54

    Discordando .da Umbandista abaixo. É verdade que na umbanda. Vc acha. Catolicos,espiritas e. outros e falsos evangelicos..porque o verdadeiro evangelho de jesus cristo .escrito nas sagradas escrituras é. Absolutamente. Oposto..contrario a umbanda e oitras religioes.portanto todos que estao fora de cristo .estao debaixo da ira de Deus.e destinados ao inferno eterno

  • Xandre
    23 Jun 2017 às 08:25

    O mal dessas festas, eventos é o desrepeito com o cidadão. São rojões de madrugada, fogos o tempo todo. Podiam pegar esse dinheiro mal gasto e fazer doações. Fora que próximo, tem hospital, idosos e trabalhadores. Favor repensar sobre essa droga.

  • Umbandista
    22 Jun 2017 às 18:08

    Josefa pantalona, ja que e tao praticante, procure estudar e ver a verdadeira historia de São Benedito, o que ele foi, de onde veio e quando você se referir a Umbanda não seja uma Anafalbeta Religiosa e estude sobre a Umbanda e veja que o que fazemos existem 3 regras Básicas: Fazer o bem sem olhar a quem, A Caridade e a Humildade. Se isso não existe não é Umbanda e se você ler sobre o assunto vai ver que isso que você disse tem OUTRO NOME E NÃO É A UMBANDA. E para outro comentario se você for em centros umbandistas sérios vai ver que além de Católicos tem até Evangélicos que vão até lá para pedir ajuda em muitos casos quando já não tem para onde recorrer. Umbanda é Amor, Respeito e esses comentários preconceituosos são ou por falta de informação ou por ignorância mesmo. Essa ANA é além de preconceituosa ao extremo não segue a doutrina de fazer o bem sem olhar a quem quando fiz que sua familia faz doações e enquabto não mudar nao ira mais fazer nem frequentar. Fé e Bênçãos não se compra, caso seguisse a doutrina catolica mesmo seguiria com seu costume e fé porque você doa não é para o Umbandista, espirita para o católico, evangelico e sim em prol ao seu santo de devoção que no caso é SÃO BENEDITO!!! Hipocrisia isso que vocês estão fazendo.

  • Carlos Nunes
    22 Jun 2017 às 14:33

    É difícil explicar pro pessoal das diversas religiões, principalmente a Católica que o Mestre JESUS é um professor que adota vários métodos pedagógicos pra ensinar seus filhos. Alguém já pensou porque ele teve 12 Apóstolos, e não só um...porque conseguiu reunir 12 tipos totalmente diferentes, cada um pensava uma coisa. Enquanto o João, o Evangelista, era pura fé, e acreditava em JESUS o Tomé era totalmente descrente, não acreditava em nada. Quando contaram pra ele, que JESUS tinha ressuscitado, ele disse: só acredito vendo, e tenho que colocar o dedo nas chagas. A Umbanda significa Código das Leis de Deus. Ou se vive dentro do Código ou fora dele. O caminho da Luz e o caminho das trevas...cada um tem o livre arbítrio pra escolher. A verdadeira Umbanda é Luz...mas em todas as religiões tem o Trigo e o joio, inclusive na Igreja Católica. Do Santo ao pedófilo.

  • Josefa pantalona
    22 Jun 2017 às 07:49

    Isso é fim do mundo mesmo, um absurdo!!! Sou católica Apostólica Romana e praticante, e sugiro que todos os católicos de todas as igrejas de Cuiabá MT repudiem este ato de última. Porque SÃO BENEDITO não precisa disso é nunca preciso, ele é de DEUS. E a umbanda Não é de Deus, pois uma crença que faz maldades para o próximo NÃO é de Deus. Att, Revoltada com tal atitude do Reverendíssimo Dom Milton.

  • ronaldo
    21 Jun 2017 às 22:13

    É incrivel como que a igreja catolica apostólica romana, que ja é pagã .consegue ficar mais pagã. Deus de fato é um $ò. Por isso o modo de cultua-lo.também é um só. e as regras do culto a Deus, estao somente nas escrituras sagradas.e as escrituras nao compactua.com ritus e cultos inventados segundo a imaginação. De quem quer que seja .o cristianismo biblico é absoluto .só cristo é o unico e absoluto mediador entre Deus e os homens.

  • Povo
    21 Jun 2017 às 17:23

    Nada de recismo e postura doutrinária! Porque a escadaria de uma igreja católica? Perdoe-me os organizadores! Repúdio! Porque a igreja não vai no centro de umbanda rezar um terço?

  • Benedito Addôr
    20 Jun 2017 às 18:08

    Moro há 51 anos na área frontal à Igreja do Rosário, nos domingos vou até a imagem do Santo bem em frente de casa, conversar com São Benedito. Ele me disse que, a Criança que leva junto ao peito, é o Cristo que tem que nascer no Coração dos Homens. Também morando há 5 décadas no local, é evidente que o Santo já conversou comigo diversas vezes, nos sonhos mostrou no Céu um quadro gigantesco do Sagrado Coração de Jesus, e voltei no tempo e vi a construção da Igreja, em 1.730, onde os negros da época construíram contentes a Igreja. E viva São Benedito!

  • Oraci
    20 Jun 2017 às 13:30

    A esse povo que se diz de Deus que prega a intolerância religiosa o meu Axé.

Sitevip Internet