Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

por Maurício de Sousa

Livro que conta a história de Rondon com a Turma da Mônica é lançado em Mimoso

Foto: Divulgação

Livro que conta a história de Rondon com a Turma da Mônica é lançado em Mimoso
A história de Marechal Cândido Rondon contada pelas crianças do Bairro do Limoeiro será apresentada aos alunos da Escola Santa Claudina, de Mimoso, lugar onde nasceu um dos mais célebres brasileiros, Patrono das Comunicações. ‘As aventuras de Rondon’, de Maurício de Sousa, é o livro da turma da Mônica, que será lançado nesta quarta-feira (21).

Leia também:
Jovens empreendedores abrem espaço que une café-bar, loja-galeria e ateliê colaborativo em Cuiabá

O evento acontece às 10h da manhã com a presença do secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho. Todos os estudantes receberão o livro e os educadores receberão o ‘Manual do Professor’, apoio para utilização do livro como ferramenta pedagógica.

“O livro ilustrado e o Manual do Professor darão subsídios a educadores das mais diversas disciplinas para seus conteúdos programáticos. Além das disciplinas de história e geografia, outras como biologia, química e física terão no livro, fonte de informações graças aos diversos interesses e pesquisas que o Marechal realizou em vida”, aponta o secretário.

“As dezenas de sugestões de atividades têm também uma característica especial: valorizam a ética, a cidadania, respeito ao próximo e à diversidade e a importância da preservação da natureza e dos recursos naturais. Tudo sempre de forma lúdica e divertida”, completa.

Maurício de Sousa, um dos grandes quadrinistas do mundo, é o responsável pela obra, e ficou orgulhoso do resultado. “O livro ilustrado, colorido e rico em detalhes históricos conta a história de um grande herói brasileiro. A Turma da Mônica saiu do mundo mágico das histórias em quadrinhos e foi parar em Mimoso, onde nasceu o Marechal. Eles narram o nascimento, infância, juventude e até incríveis aventuras que ele viveu pelo sertão do Brasil”, conta.

A Escola Estadual Santa Claudina, onde serão entregues os livros, foi fundada pelo próprio Rondon em 1948, e leva o nome de sua mãe, Claudina Evangelista.

De acordo com a assessoria, esta iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) com o Instituto Maurício de Sousa (IMS), que foi criado em 1997 com o objetivo de fazer ações sociais focadas na construção de conteúdos, que através de uma linguagem clara e lúdica, estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet