Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

primeira vez

Menino de 12 anos com atrofia muscular espinhal realiza sonho de ir ao cinema

Foto: Arquivo Pessoal

Menino de 12 anos com atrofia muscular espinhal realiza sonho de ir ao cinema
O que para algumas pessoas é uma coisa cotidiana, para outras é um sonho a ser realizado. E na tarde da  última quarta-feira (14), o sonho do menino Gilmar Lucindo, que acaba de completar 12 anos, foi realizado. O sonho? Assistir a um filme em uma sala de cinema, e o filme escolhido por Gilmar foi “As Aventuras de Ozzy”.

Leia também:
Jovens empreendedores abrem espaço que une café-bar, loja-galeria e ateliê colaborativo em Cuiabá

Gilmar sofre de Atrofia Muscular Espinhal ou Amiotrofia Espinhal (AME), doença degenerativa, de origem genética, que o impede de se locomover, e até mesmo de respirar sem a ajuda de aparelhos.

Heleno Strobel Rosa, médico que acompanha o menino, diz que a doença dele causa atrofia dos músculos, o que leva a uma incapacidade de se mexer e se locomover. Em alguns casos, como o de Gilmar, ela pode evoluir para uma necessidade de ventilação mecânica contínua, por causa da dificuldade respiratória no paciente.

“Acompanho o Gilmar há um ano. Para ele estar aqui hoje foi um trabalho de toda uma equipe multidisciplinar, médico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e enfermeiros, desenvolvendo um trabalho para deixá-lo confiante para poder realizar o sonho de vir ao cinema pela primeira vez”, disse Rosa.

Ele também explicou como funcionou a logística para dar esse presente a Gilmar: “Nós trouxemos toda a estrutura do home care para o cinema e foi feito um treinamento com a equipe antes do evento para nos certificarmos que daria tudo certo. A prova de que o trabalho foi bem feito é que ele está aqui hoje podendo realizar seu sonho. Ele está bem, está confiante e muito feliz. Para mim, é uma realização profissional fazer parte deste momento da vida do Gilmar”, completou.

Stelamare Rocha Souza, fisioterapeuta que participou da equipe que levou Gilmar ao cinema, explicou que “Para manter uma qualidade de vida melhor e mantê-lo bem junto com a sua família, ele faz fisioterapia motora e respiratória, para evitar encurtamento muscular, dores e melhorar a capacidade pulmonar para que tenha uma respiração melhor. Ele respira através de um respirador, mas consegue ficar um certo tempo fora da ventilação mecânica, por exemplo quando vai tomar banho, apesar de ser um tempo curto. Ele é uma criança feliz, encantadora, cativa a todos, é muito especial. Essa ação é algo esperado há muito tempo, ele sempre pedia isso e foi realizado todo um trabalho com a equipe para conseguir realizar este sonho”, comentou a fisioterapeuta.

A mãe de GIlmar, Kenia Marcia Oliveira Silva, ficou maravilhada e surpresa, pois não pensava ser possível realizar o sonho do filho. “Estou tão feliz que nem consegui dormir de tanta expectativa. Nunca pensei que fossem mobilizar tanta gente para proporcionar um passeio para meu filho. Ele ficou muito feliz, era o sonho dele. Muito obrigada a todos que estiveram envolvidos para que esta ação se tornasse realidade”.

Gilmar teve um passeio completo no shopping, além do cinema ele também comeu um lanche e ganhou presentes de vários lojistas. E voltou para casa muito feliz e com uma certeza: que todos os nossos sonhos podem sim um dia se tornar realidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet