Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Coach Iracema Irigaray

olhares a partir do coaching

Coach Iracema Irigaray convida Cristiane Pompeu para falar sobre 'escolhas'

Coach Iracema Irigaray convida Cristiane Pompeu para falar sobre 'escolhas'
Nesta semana a coluna convida a coach ICF Cristiane Pompeu, especialista em coaching de carreira para refletirmos juntos sobre propósito e escolhas. "Mark Twain, no século XIX, já dizia que “os dois dias mais importantes em sua vida são o dia em que nasceu e aquele em que descobriu por quê”. Essa reflexão nos retrata a importância de termos plena consciência do nosso propósito de vida. Do que nos leva às escolhas que fazemos em nossas vidas.  De que forma queremos ser lembrados. 

Leia também:
Coach Iracema Irigaray sugere: Separar vida pessoal da vida profissional

Profissionalmente, já não faz mais sentido, para muitos, somente os ganhos materiais, e sim um propósito no que se realiza. Perceber um sentido em nosso trabalho é fundamental para uma vida feliz e plena. Ser feliz não significa viver de maneira tranquila. Ser feliz significa encarar os desafios do dia a dia e conciliar com o que quero para minha vida. Mas o que quero? Uma grande dificuldade do ser humano é saber o que realmente quer. Todos queremos ser felizes. Mas o que é especificamente felicidade para nós? Queremos ter sucesso profissional. Mas o que significa este sucesso para mim? Precisamos ter consciência na construção do futuro de nossa carreira. O primeiro ponto é conhecer nossos valores. O que nos faz acordar toda manhã? Pelo que vale a pena encarar os desafios diários?

Essas respostas apontam nossos valores, o que nos traz energia e garra de viver. O segundo ponto é perceber se nossas carreiras nos permitem vivenciar estes valores. Muitas vezes, a mudança de rota se faz necessária para emparelhar a carreira com nossos valores. Porém, muitas vezes somente um ajuste na rota é o suficiente. Seja em uma conversa sincera na empresa mostrando nossas necessidades, a ida para outro setor ou a simples mudança de nossas atitudes, já podem nos levar a esta conquista.

Quando não muito, esse ajuste pode acontecer de forma paralela, vivenciando nossos valores em atividades secundárias que nos tragam a energia e realização suficientes para conquistar os benefícios materiais que nossas carreiras nos proporcionam. O importante é ter uma vida com sentido. É saber o porquê  acordamos todos os dias. É ter certeza de estarmos contribuindo com algo. É saber como queremos ser lembrados e das nossas atitudes atuais para criar estas lembranças para os que passam por nossas vidas hoje. Afinal, como diz Peter Drucker: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet