Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Religiosidade

ecumênico

Padre defende lavagem das escadarias como "busca do fim das diferenças"

Foto: Marcos Vergueiro

Padre defende lavagem das escadarias como
O Padre Marcos Antônio Oliveira Santos, da Igreja do Rosário e São Benedito, defendeu a união das pessoas e religiões durante a lavagem das escadarias da paróquia, que aconteceu no último sábado (24). O rito tem grande significado para as religiões de origem africana.

Leia também:
'Lavagem das Escadarias' da igreja São Benedito acontece pela primeira vez com a presença de quilombola

“A missão da igreja é a união das pessoas e que nós somos todos tementes a Deus. Para isso é preciso que consigamos despertar em nossos corações o respeito e o amor ao próximo, independente de religião. Este encontro aqui entorno da nossa Paróquia representa um caminho na busca do fim dessas diferenças”, afirmou o padre, no evento.

A Lavagem das Escadarias foi realizada pela Associação Umbandista de Mato Grosso, Federação Nacional de Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros e Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Mato Grosso. Nela, foram utilizadas flores brancas e azuis e essência de alfazema para “Lavar as tristezas, pedir paz e saúde, sempre com a proteção de São Benedito”.

Segundo Lindice Catarina de Sá, responsável pela organização do evento, a luta para conseguir chegar até ali foi constante. “Sedimentar esse ato cultural para nós representantes do Axé é uma alegria imensa, só temos a agradecer. Quero a agradecer o apoio dos festeiros de São Benedito, do Padre Marcos, da Prefeitura de Cuiabá, enfim, de todos que tornaram possível que este evento fosse realizado, mas principalmente, a toda a população cuiabana que veio aqui nos prestigiar, o nosso muito obrigado. A partir de agora, que a cada ano que passar estaremos empenhados em proporcionar este momento rico de amor e fé, evidenciando cada vez mais o nosso povo em integração com a sociedade”.

O evento começou às 7h da manhã com um tradicional ‘tchá com bolo’, e teve a presença do vice Niuan Ribeiro e do secretário de cultura, Francisco Vuolo. “É muito bom estar com vocês aqui e poder participar de um resgate cultural dessa relevância para nossa Capital e para o povo Afro. Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro estamos aqui para dizer que apoiamos esse tipo de ato, que só fortalece as nossas tradições.  A cidade pulsa como o coração de cada um de nós. E o nosso desejo é que este belíssimo ritual de Lavagem do Rosário permaneça e continue abrilhantando nossa cidade, antecedendo as festividades do nosso santo padroeiro”, ressaltou o vice.

“É muito bonito presenciar a fé das pessoas, ainda mais representadas através do seu folclore, concebidas por ornamentos e aparatos que as identificam pela fé, embaladas por cânticos e rituais. Quero parabenizar todas as matrizes africanas que participaram da organização. Fico muito orgulhoso de ter sido convidado para ser padrinho do evento”, completou Vuolo.

De acordo com a assessoria, a tradicional Festa de São Benedito começa a partir do dia 27 de junho e vai até o dia 02 julho, na praça do Rosário e São Benedito. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet