Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

na UFMT

Cineclube Coxiponés comemora quarenta anos de existência com exposição

Foto: Reprodução / Ilustração

Cineclube Coxiponés comemora quarenta anos de existência com exposição
Uma exposição em comemoração aos 40 anos de existência do Cineclube Coxiponés acontece na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a partir do próximo dia 5 de julho, quarta-feira. Documentos, fotografias, cartazes, equipamentos e filmes fazem parte da mostra, que segue até 18 de agosto, e fica aberto ao público das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP).

Leia também:
'Bye Bye Brasil' fecha ciclo de comemoração aos 75 anos do Cine Teatro

O cineclube foi fundado em 1977 pelo então reitor Gabriel Novis Neves e tinha como a primeira diretoria o jornalista Gabriel Papazian e a professora Therezinha Arruda. A ideia era promover a reflexão crítica e fruição estética através de diversos filmes.

O coxiponés tem, em sua história, diversas itinerâncias pelos municípios de Mato Grosso, além do legado de resistência durante a ditadura militar, quando, sob a gestão do animador e produtor cultural Clóvis Matos, de Epaminondas de Carvalho e Marília Beatriz, fazia mostras com filmes censurados e de cartazes de diversos países.

Foi nos anos 90 que o Cineclube sediou o primeiro festival de Cinema de Cuiabá e, nos anos 2000, quando nasceu um dos mais importantes festivais de audiovisual universitário do Brasil, a Maual, que acontece há 16 anos ininterruptos e é uma das principais janelas de exibição para realizadores universitários e independentes. 

A exposição “Coxiponés: 40 anos de cineclubismo” é mais uma das atividades em comemoração ao aniversário do cineclube, assim como a Mostra Especial com o lançamento do filme “O Mestre e o Divino” e a primeira edição da Mostra Latitude 15º de filmes mato-grossenses, que já aconteceram neste ano.

De acordo com a assessoria, além da programação de aniversário, o Cineclube também mantém o
trabalho de conservação e digitalização de seu acervo e as sessões semanais gratuitas trazendo a cada mês um ciclo temático, além da Maual, que neste ano acontece de 23 a 27 de outubro. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet