Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

aberta ao público

Obra inédita "173 dias de corrupção" faz parte de mostra que comemora 84 anos da OAB-MT

Foto: Divulgação

Obra inédita
Um quadro que relata a “corrupção e robalheira” será exibido pela primeira vez no saguão da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), em uma exposição em comemoração aos 84 anos da instituição. “173 dias de corrupção” é uma das 60 telas do artista plástico Amâncio Ribeiro que estão disponíveis para visitas, das 9h às 17h30, com entrada gratuita, na galeria Silva Freire.

Leia também:
Catorze atrações se apresentam neste sábado no Centro Cultural Silva Freire
 
Os trabalhos foram pintados por Amâncio nos últimos 50 anos. O artista vive em Cuiabá desde 2000, quando voltou do exílio, após desagradar a ditadura militar com sua arte.
 
A tela inédita relata recentes escândalos políticos do Brasil, e foi feita com base em 154 reportagens da revista Veja. “Quando eu pintei contra os militares - e por isso me expulsaram -, pintava o que eles faziam de errado. Hoje eu pintei o que a democracia faz de errado”, disse o artista.
 
A obra já gerou mais de 40 mil visualizações na internet, e, para Amâncio, levá-la para a sede da OAB-MT é uma oportunidade de ter um público que consiga interpretá-la. “Tratei de ter esse quadro um pouco guardado porque ele fere 99,9% dos políticos brasileiros. Aí pensei: a qualquer momento pode entrar um louco aqui e rasgar”, contou.
 
De acordo com a assessoria, além de escândalos políticos, os quadros tiveram como fonte de inspiração letras de tango, livros e episódios como a rebelião ocorrida no presídio do Carumbé, na Capital, no ano de 2007.
 
Durante a exposição, Amâncio também estará presente, pintando um novo quadro ‘ao vivo’. A exposição é aberta ao publico de segunda a sexta, das 9h às 17h30, com entrada gratuita.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet