Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

Chapada dos Guimarães

Travessia no Morro de São Jerônimo integra comemoração de 10 anos da ICMBio

Foto: Reprodução

Travessia no Morro de São Jerônimo integra comemoração de 10 anos da ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) comemora em 2017 dez anos de criação, e para comemorar, durante todo o ano aconteceram diversas atividades, tanto na sede em Brasília, como nas unidades espalhadas pelo país. Uma das atividades programadas é o projeto "10 Picos, 10 travessias", que prevê a realização de trilhas e subidas em picos em unidades de conservação, dentre as unidades escolhidas para o projeto está o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, com a travessia do  Morro de São Jerônimo nesse final de semana, dias 8 e 9 de julho.

Leia também:
Chapada assina protocolo de amizade com cidade portuguesa de Guimarães

Responsável pelos parques nacionais, o ICMBio administra mais de 18 parques em todo o território nacional, dentre eles o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com 33 mil hectares, o parque foi fundado em 1989, com o objetivo de proteger amostras significativas dos ecossistemas locais e assegurar a preservação de sítios arqueológicos e os recursos naturais presentes da região, sendo assim um importante centro de pesquisa, educação e visitação.

O projeto "10 Picos, 10 travessias", vai realizar de junho a setembro deste ano, dez travessias, que são trilhas de longo curso, e dez subidas em picos dentro dos parques nacionais. Dentro desse percurso estão diversas das paisagens naturais mais bonitas do Brasil, em lugares como a Serra dos Órgãos (RJ), as chapadas dos Veadeiros (GO), Diamantina (BA) e dos Guimarães (MT) e a Floresta da Tijuca (RJ).

Segundo Pedro Menezes, Coordenador Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, o projeto tem por objetivo sensibilizar as pessoas o quão importante são as unidades de conservação (UCs) da natureza. “Dentre os atrativos dos parques nacionais, as travessias e o montanhismo são os que proporcionam uma maior imersão das pessoas no ambiente natural, uma maior sensibilização sobre o valor das UCs para a conservação da natureza e do ecoturismo como vetor de desenvolvimento econômico regional”, diz Pedro.

A Travessia no Morro de São Jerônimo começa no sábado (8), com saída às 7hs na entrada para o Véu de Noiva. Participaram da travessia um grupo de parceiros com perfis variados, que segundo Cintia Brazão, chefe do parque, ajudará  a experiência  com uma rica troca de conhecimento entre os participantes.

Para ver a programação completa dos 10 anos do ICMBio AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet