Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Notícias / Coach Iracema Irigaray

Iracema Irigaray fala sobre 'bem estar, felicidade e coaching'

Iracema Irigaray

10 Jul 2017 - 11:00

Iracema Irigaray fala sobre 'bem estar, felicidade e coaching'
Hoje a convidada mais uma vez é a coach Gracieli Pizzatto que nos traz uma reflexão atual e urgente, você esta feliz? “Felicidade, um tema tão profundo e complexo e ao mesmo tempo tão simples. Tudo o que fazemos, tem por objetivo final a busca pela felicidade. 

A psicologia, filosofia, sociologia e até as diferentes religiões nos trazem diversas visões sobre esse tema. Mas, o que é felicidade para você? Para mim é um estado de profunda satisfação, completude e bem-estar. Uma sensação de estar no caminho certo ou no lugar certo. É um ‘estar de bem’ com os meus papéis (mãe, esposa, profissional, filha...), sendo o melhor que posso ser, em cada um deles.

O coaching não garante a felicidade e não tem esse objetivo, mas percebo que ajuda em vários aspectos que envolvem as áreas da nossa vida,sendo alguns deles: Autoconhecimento: como nos relacionamos com nossas emoções, pensamentos e crenças? O processo de coaching é um processo de autoconhecimento. Percebemos o nosso funcionamento e o impacto dos nossos pensamentos, sentimentos e (re)ações em nossos diferentes papéis. A partir dessas reflexões evoluímos na auto responsabilização e assumimos mais os prós e contras das nossas escolhas; Definição de Metas: ter clareza do que queremos e não queremos para nossa vida, nos aproxima da felicidade. Saber quais qualidades, virtudes e valores que queremos que estejam presentes nos nossos papeis ajudam a cultivar o que desejamos e a valorizar o que conquistamos. Foco no que é importante: a felicidade não é igual para todos. Ter consciência do que realmente queremos e investir tempo, energia e ação no que importa diminui a ansiedade vinda dos exageros, de uma busca de querer mais e mais prazeres imediatos e que nos afasta da felicidade.

Acho que a realização de pequenos desejos traz um bem-estar momentâneo, mas distinguir o superficial e efêmero do relevante e essencial, é fundamental na busca de uma felicidade autêntica. Criar e manter a positividade: como nos posicionamos diante das experiências da vida e dos desafios? A felicidade depende do externo ou mais de um estado interno? Não é o que acontece na nossa vida, mas como percebemos os acontecimentos é que define nosso estado de serenidade, confiança e positividade, a construir bem-estar e felicidade. Enfim, acredito que a felicidade está dentro de nós, no fundo da nossa alma e podemos passar a vida inteira procurando a felicidade lá fora. A felicidade é um estado profundo que independe dos acontecimentos. Precisamos construir nosso projeto de felicidade e bem estar cultivando o que nos faz bem. Que essas reflexões lhe ajudem a ser mais feliz!”

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet