Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

fisiculturista

Policial de Cuiabá que se tornou 'Mister Universo' do WWF treina 2h e consome 1250g de proteína por dia

Foto: Reprodução / Ilustração

Luciano Karim

Luciano Karim

Aos 42 anos, o campo-grandense Luciano Karim, que mora em Cuiabá, se tornou o primeiro atleta de Mato Grosso a conquistar o título de ‘Mister Universo’ na mais importante competição amadora da World Fitness Federation (WWF), no final do último mês de junho. Com o título, ele ganhou também o ‘Procard’ e passou automaticamente a ser um atleta profissional de fisiculturismo. Policial e formado em Educação Física, ele almejava este título há dezessete anos, desde quando começou a treinar.

Leia também:
Fisiculturista há três anos, atleta de Cuiabá conta do que teve que abdicar para alcançar o corpo ideal

“No ano de 2000 comecei a participar dos campeonatos de fisiculturismo que havia na UFMT. Um antigo atleta que treinava na mesma academia me incentivou a participar dizendo que eu teria chances, que o meu físico estaria dentro do perfil para competir”, contou Luciano ao Olhar Conceito.

Luciano aos 20 anos, quando treinava nos fundos de casa (Foto: Arquivo Pessoal)
 

Conforme os treinos iam aumentando, crescia também o amor do atleta pelo esporte. Para conseguir competir, no entanto, ele sempre precisou encontrar formas alternativas de arrecadar dinheiro, como vender rifas de pizza, celulares e até mesmo vender a própria moto. “As maiores dificuldades que encontrei neste caminho foi a falta de patrocínio, pois todas as viagens que fiz, até mesmo as internacionais, saíram do meu bolso”, lembra.
 
Hoje, Luciano carrega os títulos de tricampeão brasileiro, campeão Sul-americano, segundo no Arnold Classic, terceiro no mundial e campeão Mister Universo, e é o primeiro mato-grossense a conquistar o profissionalismo. “No campeonato brasileiro deste ano conquistei a última vaga para disputar o Mister Universo, ficando em terceiro lugar”, lembra. “Esta classificação quase me desanimou a participar do tão almejado campeonato, que é mais importante que o campeonato mundial. Mas sabia que eu não poderia perder esta oportunidade”.
 
Foram apenas dezenove dias entre o campeonato brasileiro e o internacional, e para se preparar, Luciano tirou férias do trabalho, fez uma dieta totalmente sem carboidratos, intensificou o treino aeróbico correndo duas vezes ao dia, e conseguiu conquistar o primeiro lugar na categoria 80kg. No mesmo dia, depois de ganhar o Procard, ele já pode competir também com os profissionais ao final do evento amador, e alcançou o 6º lugar.


Luciano e a namorada, Hiary Ribeiro (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Segundo Luciano, uma das maiores dificuldades está em conciliar a vida de fisiculturista com a de policial. “Dormir tarde e o stress das ruas dificultam o meu desempenho, mas nada em que não se possa superar”, comenta.
 
Atualmente, seu treino se baseia em cerca de uma hora e meia de musculação mais meia hora de cardio (esteira) por dia. A alimentação também é regrada: 250gr de proteína por refeição e 50g de carboidratos, sendo que são feitas em média cinco refeições.
 
“Foi no fisiculturismo que aprendi a preocupar mais com a minha alimentação, o que estou comendo. Hoje penso duas vezes antes de comer uma alimentação gordurosa ou cheia de açúcares. Criei o hábito de olhar os rótulos dos alimentos antes de comprá-los, me preocupo mais com a ingestão de vitaminas e sais minerais, e tenho não só a preocupação com o corpo externo, mas também com o interior, e isso inclui o psicológico”, finaliza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet