Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

sala adequada

PL que obriga hospitais a ter sala para parto humanizado é aprovado em primeira votação

Foto: Elis Freitas

O médico Victor Rodrigues, especialista em parto humanizado em Cuiabá

O médico Victor Rodrigues, especialista em parto humanizado em Cuiabá

O projeto de lei do deputado Eduardo Botelho (PSB) que exige que todos os hospitais de Mato Grosso tenham uma sala adequada para parto humanizado foi aprovado em primeira votação no último dia 12 e volta a ser apreciado quando as atividades retornarem na Assembleia Legislativa, em agosto.

Leia também:
Hospital afasta especialista em parto humanizado alegando que os gritos das mulheres atrapalham

O PL foi apresentado em maio de 2016, logo após o Hospital São Matheus afastar o médico Victor Rodrigues, especialista em parto humanizado, por falta de espaço adequado para realização de parto normal. Na época, o obstetra contou ao Olhar Conceito que a direção do hospital disse que “os gritos das mulheres atrapalhavam”.

Botelho explica que a aprovação da lei seria uma forma de estimular o parto natural, mais saudável para a mãe e para o bebê. De acordo com o artigo 2º do projeto, a sala adequada será utilizada pela parturiente, sempre acompanhada de um médico obstetra e demais especialistas para garantir que o parto seja seguro.

De acordo com a assessoria, a lei será regulamentada conforme a Emenda Constitucional Estadual 19, de 11 de dezembro de 2001 e deverá entrar em vigor após 180 da data de publicação.

"Esse projeto é importante porque estimula o parto natural. Muito mais saudável, pois as intervenções cirúrgicas são feitas de forma criteriosa e apenas quando necessário. Por isso, nosso objetivo é dar tranquilidade às mulheres que desejam ter seus filhos de forma natural, em um ambiente hospitalar aconchegante e com segurança", defende o deputado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet