Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Inédito no Centro-Oeste

Artistas de todas as áreas podem se inscrever para a 1ª Virada Sustentável de Sinop até agosto

Foto: Reprodução / Ilustração

Virada Sustentável de SP. Este ano o evento chegará, pela primeira vez, ao Centro-Oeste

Virada Sustentável de SP. Este ano o evento chegará, pela primeira vez, ao Centro-Oeste

Pela primeira vez em Mato Grosso e no Centro-Oeste, acontece em Sinop a 1° edição da Virada Sustentável, que será realizado dos dias 29 de setembro a 1 de outubro. Para participar, os interessados devem se inscrever até o dia 15 de agosto, pelo SITE.

Leia também:
Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Sinop e Cuiabá no final de semana

As inscrições são em formato de edital e já estão abertas. Podem se inscrever artistas e grupos de  teatro, cinema, música, fotografia e artes plásticas, organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais, entidades e escolas com projetos que se relacionam a algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Os projetos podem ser inscritos de forma individual ou em grupo, e não existe limites da quantidade de projetos apresentados por pessoa física ou jurídica. Eles serão analisados pela produção do evento e organizações parceiras, e a divulgação dos selecionados será até o dia 25 de agosto.

Podem participar desde projetos que precisem de cachê e estrutura até projetos que necessitam apenas de divulgação e queiram constar na programação oficial do evento. Não serão aceitos projetos que tenham qualquer tipo de discriminação, seja em função da raça, credo ou condição social, ou projetos de cunho partidário e religioso.

O evento terá três dias de programação gratuita com atividades para a família toda, em diferentes pontos da cidade. Quem patrocina a ação é a  Nascentes do Xingu por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, produção cultural da 3 Apitos, e ela será realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Sinop, com a participação de várias secretarias.

Juliana Nogueira, Coordenadora de produção da Virada Sustentável em Sinop explica que a proposta é abrir espaços para projetos e artistas locais que trabalhem temas de sustentabilidade. "Buscamos projetos que proponham uma visão ampla da sustentabilidade, abraçando temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, por exemplo. Queremos promover uma abordagem positiva, propositiva, que não aponte somente problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade que desejamos", ressalta.

A Virada Sustentável é um festival que envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Sua primeira edição foi realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando sua atuação, promovendo edições em cidades como Manaus, Porto Alegre e Rio de Janeiro.  

Serviço

1ª Virada Sustentável Sinop
Data do evento: 29/9 a 1/10
Data de inscrição: até 15/8
Local: Centro / Praça da Bíblia e Praça da Bandeira
Entrada Gratuita
Inscrições: SITE
Mais informações: FACEBOOK
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet