Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Delta Aquarídeas

Chuva de meteoros terá pico neste sábado e poderá ser vista a olho nu em Chapada

Foto: Reprodução / Ilustração

Chuva de meteoros terá pico neste sábado e poderá ser vista a olho nu em Chapada
Além dos shows do Festival de Inverno, Chapada dos Guimarães (64km de Cuiabá) tem mais um atrativo neste final de semana, voltado aos que preferem a calmaria e gostam de explorar o céu: a chuva de meteoros Delta Aquarídeas, que terá seu pico no sábado (29), e poderá ser vista facilmente, à olho nu, da cidade turística.

Leia também:
Quarta Lua de Sangue traz a tona teorias religiosas e apocalípticas; fenômeno poderá ser visto em todo o país

Para aproveitar o acontecimento, diversos astrônomos amadores de Mato Grosso e de São Paulo organizaram para esta data o evento “Encontro de Telescópios”, que acontece na Pousada do Mel. De acordo com informações da agência de notícias Space News, o lugar foi escolhido devido à baixa poluição luminosa, e o evento será aberto e gratuito.

O evento já acontece, na mesma data, há cerca de três anos, e é organizado por um grupo, incluindo o engenheiro agrônomo e também astrônomo amador da cidade de Querência, Cácio Winter. “No local serão disponibilizados ao público binóculos, além de telescópios, instrumentos pelos quais poderão ser visualizados planetas, galáxias, nebulosas, detalhes da Lua e aglomerados estelares, e teremos amostras de meteoritos para expor”, informou Winter.

Entenda

Os meteoros ‘Delta Aquariids’ são fragmentos do Cometa 96P/Machholz, que foi descoberto por um astrônomo amador. Segundo o site especializado Thoth 3126, “Meteoroides são as peças quebradas de cometas ou asteroides  e muitos encontram seu caminho caindo na atmosfera da Terra. Se queimar, eles são meteoros – o que nós chamamos como estrelas cadentes – da palavra grega que significa “no ar”. Se forem meteoroides atravessam a atmosfera e caem na Terra, então é um meteorito”.

O site ainda explica que, segundo uma nova pesquisa da NASA’s Meteoroid Environment Office, a chuva de meteoros que mais produz bolas de fogo que qualquer outra é a chamada ‘Perseids’. Seu pico máximo, neste ano, acontece nos dias 12 e 13 de agosto, mas vários picos menores acontecem até se juntar ao Perseids. A Delta Aquarius, deste final de semana, é o mais forte desses picos.

Para mais informações sobre o evento em Chapada, acesse AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet