Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

comidas típicas

Comunidade peruana em Cuiabá comemora independência de seu país na casa do Cônsul

Comunidade peruana em Cuiabá comemora independência de seu país na casa do Cônsul
A comunidade peruana em Cuiabá se reuniu, nesta sexta-feira (28), na casa do Consul Honorário Felix Rolando, para comemorar os 196 aos da independência do Peru. A festa – que no país vizinho dura dois dias – aconteceu por volta das 11h30 e reuniu cerca de 40 pessoas.            

Leia também:
Festa em comemoração ao dia da África terá pratos e danças típicas e será open bar

De acordo com Martin Federico Orrego Zavala, na capital mato-grossense vivem cerca de 60 peruanos, vindos por diversos motivos, e que gostam de se reunir para lembrar do país natal. “Todo 28 de julho nós nos reunimos para comemorar a nossa independência”, afirma.

Nessa sexta (28), um dos pratos preparados para a comemoração foi o tradicional ‘ceviche’, feito com peixe cru marinado. Além disso, havia milho e batata, ingredientes fundamentais da gastronomia peruana.

História

O Peru era uma colônia espanhola até 1821. Foi o general argentino José de San Martín que colocou um grande plano de liberdade da América do Sul em prática, e entre agosto de 1814 e dezembro de 1816, foi formado o Exército Libertador, com soldados argentinos e chilenos. 

Para o Peru, o general enviou uma expedição a mando do general Juan Antônio Álvarez de Arenales para que adentrasse na serra, e em julho de 1821 o exército de San Martin entrou em Lima, que havia sido abandonada pelas tropas espanholas.

O vice-rei Pezuela foi deposto, e o cargo ficou designado a La Serna, que tentou acordo com San Matín, mas fracassou. La Serna abandonou Lima e se dirigiu a Cusco para reorganizar suas forças.  Imediatamente, San Martín ingressou com o Exército Libertador na cidade de Lima e proclamou a independência do Peru.

*Com informações de oieduca.com.br         
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet