Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Música

Semente da Terra

Milton Nascimento faz show em Chapada dedicado a indígenas e com participação de crianças carentes de Cuiabá; Veja vídeo!

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Direto

Milton Nascimento faz show em Chapada dedicado a indígenas e com participação de crianças carentes de Cuiabá; Veja vídeo!
Foi no final da apresentação, já no bis, que a esperada ‘Canção da América’ foi apresentada ao público do 32º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães. Apesar de o grande Milton Nascimento estar no palco, no entanto, quem cantou foi o coral do Projeto Flauta Mágica, que realiza trabalho musical com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social em Cuiabá.

Leia também:
Caetano Veloso e Milton Nascimento são atrações confirmadas no Festival de Inverno de Chapada; veja lista

Metade das crianças cantou a canção, enquanto a outra metade a tocou em instrumentos de sopro. Milton assistiu a tudo junto a sua banda, e no final parabenizou a equipe e o maestro Gilberto Mendes pela apresentação.

O show de Milton Nascimento foi o segundo desta edição do Festival de Inverno. Antes dele, se apresentou na sexta-feira (28) Margareth Menezes. No sábado (29), quem abriu as apresentações foram as atrações regionais Cris Chaves e Ana Rafaela.

Bituca subiu ao palco por volta das 22h50, o som de ‘Travessia’, que foi cantada por sua banda de apoio e pelo público que o recebia. Nos cerca de 90 minutos de apresentação, ele entoou clássicos como ‘Maria, Maria’, ‘Cio da Terra’, ‘Caçador de Mim’, e diversas outras canções que chamam atenção para causas das minorias, como os negros e os indígenas.

É a eles, inclusive, que o show ‘Semente da Terra’ é dedicado. O nome do show é o mesmo que Bituca recebeu de lideranças espirituais da tribo guarani-caiová depois de uma apresentação em Campo Grande.

Um dos destaques do show é a participação da cantora mineira Bárbara Barcellos. Segundo uma entrevista que deu ao Estadão (veja AQUI), Milton a convidou para participar depois de ouvi-la cantar suas músicas, por meio dos irmãos Wilson, diretor musical do show, e Beto Lopes, amigo de anos. Bárbara tem 25 anos e lançou seu primeiro álbum ‘Ubuntu’ neste ano, após um financiamento coletivo. Saiba mais sobre o trabalho dela AQUI.

Nesta mesma entrevista, está disposto o repertório do show. No segundo bis, o programado era cantar ‘Fé Cega, Faca Amolada’. Em Chapada dos Guimarães, a canção foi retirada para que as crianças do Flauta Mágica apresentassem ‘Canção da América’. Veja no vídeo abaixo:



O Instituto Flauta Mágica desde 1998 no Bairro Jardim Vitória, periferia de Cuiabá, e é um projeto voltado para crianças e adolescentes em situação de risco, que aprendem música instrumental, balé e canto coral.

O 32º Festival de Inverno continua no próximo final de semana, com apresentação de Roberta Miranda e Mato Grosso e Matias na sexta (4), Caetano Veloso no sábado (5) e Louvor Aliança no domingo (6). O festival é realizado pelo Grupo Gazeta e a Prefeitura de Chapada. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet