Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

santô

Restaurante une culinária oriental e saudável em espaço intimista no Jardim das Américas

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Restaurante une culinária oriental e saudável em espaço intimista no Jardim das Américas
Unir a culinária oriental contemporânea com a gastronomia saudável: este era o objetivo de Nilvo Salvatori quando, há cerca de um ano, inaugurou o ‘Santô’ na região do Jardim das Américas, em Cuiabá. Ex-sócio proprietário do Haru, ele já tinha vasta experiência com a cozinha do oriente antes de, novamente, colocar a mão na massa.

Leia também:
De nutella a paçoquinha: Estudante de direito abre cafeteria com 27 opções geladas e 18 opções quentes

“É um mercado em ascensão, as pessoas tem buscado cada vez mais se alimentar de forma gostosa e nutritiva, e eu vejo como um nicho de mercado”, comenta o chef. Foi ele, inclusive, quem criou todos os pratos do cardápio, feitos com óleo de coco, sal rosa, manteiga ghee, muitas sementes e vegetais em geral. 

Nilvo ainda explica que o Santô é um restaurante com ênfase saudável, mas que algumas características que vão contra estes princípios, mas que estão na culinária oriental, os clientes não abrem mão. É o caso do hot roll e outras frituras, que estão como opções no cardápio.

Além da culinária japonesa, o Santô também traz pratos com ingredientes de outros países da Ásia, como óleo de gergelim, macarrão e folha de arroz, amendoim, leite de coco, iogurte e o ‘Namplá’, molho tailandês à base de peixe. “Aqui em Cuiabá o sushi é muito forte, talvez por ser uma cidade muito quente, as pessoas gostam de comer algo mais leve à noite. Então o sushi continua sendo um carro forte”.



O ‘amor’ pelos sushis, niguiris, uramakis e temakis é tanto, que Nilvo conta que muitos clientes vão ao restaurante semanalmente. “As pessoas acabam criando até um certo vício. Quem gosta come toda semana, não consegue ficar uma semana ou duas sem comer comida japonesa. Eu costumo brincar que traz até uma certa abstinência”, afirma.

O chef também inclui temperos e modos de cozinhar de outros países da Ásia em suas receitas. Da Índia, por exemplo, não existe nenhum prato específico, mas são usados diferentes tipos de ários tipos de temperos como curry, cardamomo, açafrão, gengibre, garam massala entre outros. “E também tem o fusion, que é a parte da cozinha contemporânea, e aí entram pratos da culinária mundial... francesa, italiana, chinesa”.

Quem gosta de experimentar um pouco de tudo, pode experimentar todas as noites o ‘festival’, em que se come à vontade os pratos selecionados pela casa, por R$110. A contemporaneidade está, também, nas bebidas. Dentre os drinks mais ‘diferentões’ está o Bulldog Coronita, feito com tequila, limão, contreau, açúcar, gelo e uma cerveja Corona enterrada, e o Pinneaple Dream, com infusão de abacaxi, especiarias indianas, vodka, licor de laranja e espuma de hortelã com gengibre, em uma taça em formato de abacaxi.


Pinneaple Dream (Foto: Santô)


Bulldog Coronita​ (Foto: Santô)



O Santô também atende via delivery e, em breve, estará na praça de alimentação do Shopping Estação Cuiabá, com sistema de Buffet. Para informações e pedidos: (65) 99972-4004.

Serviço

Santô Oriental & Healthy
Endereço: Rua Buenos Aires, n 452, Jd das Américas
Funcionamento: De segunda a segunda, das 18h às 23h30
FAN PAGE / INSTAGRAM
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet