Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cinema

cinecaos

Festival de cinema trash e underground começa nesta sexta-feira na Casa Cuiabana

Foto: Reprodução / Ilustração

Festival de cinema trash e underground começa nesta sexta-feira na Casa Cuiabana
Quem gosta de terror e de filmes undergound pode começar a comemorar. Nessa sexta-feira (4), começa na Casa Cuiabana a terceira edição do ‘Cinecaos’, mostra de cinema trash de Cuiabá. Para a estreia, os espectadores vão assistir ‘Cabrito’ e ‘Rosalita’, do diretor Luciano de Azevedo, e ‘Ihmotep’, de Leonardo Gama.

Leia também:
Nova mostra do Cine Teatro traz lançamentos nacionais nas quartas-feiras de agosto

Assista a alguns trailers:

Trailer "Rosalita" from Old Man Filmes on Vimeo.





"O belo, para essa ideia de contemplação, é quase sempre aquele ideal de equilíbrio e de asceticismo, de algo limpo, clean. O Cinecaos investe numa outra lógica de produção do audiovisual, de um audiovisual menos comprometido com qualidades técnicas muito formais, é um audiovisual menos pretensioso neste sentido. A Mostra investe nas temáticas pouco atraentes, que não possuem glamour e que não têm muita representação política, no sentido do arrebatamento do cult, por exemplo, ou do cinema de protagonismo ou histórico. Não é filme pra quem quer afirmar e mostrar que tem cultura. É corte seco, um susto pro olho. O Cinecaos, nesse sentido, busca ser do contra", explica a produtora do evento, Carol Damasceno.

O ‘Cinecaos’ conta com a curadoria de Eliete Borges, e ainda não divulgou toda a programação, mas promete produções nacionais, regionais e locais, todas as sextas, até o próximo dia 25 de agosto. A classificação indicativa é de 16 anos e a entrada é gratuita, e o festival tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Sobre os filmes

‘Cabrito’ foi lançado em 2015, e recebeu diversos elogios da crítica e exibido em diversos festivais, como o de Sitges e o Festival Boca do Inferno.

Logo depois, o diretor Luciano de Azevedo avisou que o filme teria uma continuação, chamada ‘Rosalita’, e logo depois se tornaria uma trilogia.

Rosalita se passa meses depois dos eventos de Cabrito e gira em torno da loucura do protagonista, que voltará às suas raízes, vivendo no mundo dominado pela religião, criado pela mãe. Sua visão distorcida do mundo e as perturbadoras visões que o perseguem dão forma a uma crítica ao fanatismo religioso.

Samir Hauaji, protagonista de Cabrito, reprisa seu papel em Rosalita. Luciano de Azevedo dirige com base em um roteiro escrito pelo próprio, junto com Carolina Queiroz e Pedro Carcereri.

Ihmotep, por sua vez, é a “materialização pedagógica do desintegrar”. Segundo a sinopse, “Escorado pela tábua de esmeraldas de Hermes Trimegisto é um sigil que confirma a farsa dialética do tempo espaço pela costura limitada da linguagem inerte antes do hiperespaço”.

Serviço

III Cinecaos
Sexta (4): Cabrito / Rosalita / Ihmotep
Local: Centro Cultural Casa Cuiabana, na Avenida General Valle, 181, bairro Bandeirantes, em Cuiabá.
Horário: 19h
Faixa etária: 16 anos
Entrada gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet