Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

valorização

Artistas locais vão pintar vacas, latas e viadutos para o aniversário de 300 anos de Cuiabá

Foto: Reprodução / Ilustração

Cow Parade em São Paulo

Cow Parade em São Paulo

A Secretaria Extraordinária dos 300 anos anunciou, no início da última semana, uma série de ações que deseja realizar até o dia 8 de abril de 2019 em Cuiabá. Entre reformas e construções, os artistas locais não ficaram de fora do ‘pacotão’ de projetos. Um dos principais é a vinda da ‘Cow Parade’ para a capital.

Leia também:
Secretaria de Estado de Cultura pode ser 'despejada' para dar lugar à Secretaria dos 300 anos de Cuiabá

A Cow Parade é um dos maiores eventos de exposição de arte de rua do mundo. Ela já passou por São Paulo, Nova York, Paris e Rio de Janeiro, sempre levando as ‘vaquinhas’, que são pintadas por artistas convidados. A exposição nasceu em 1998, quando o suíço Pascal Knapp Knapp criou esculturas em formato de vaca, com o objetivo de provocar riso. Depois disso, os direitos autorais foram comprados por Jerry Elbaum, que fundou a CowParade Holding Inc.

“Nós já estamos em contato com a agencia Átomo, que é a agencia de publicidade que é representante disso no Brasil. Eles demonstraram interesse, estivemos juntos com eles agora nos últimos dias. Eles vem pra cá semana que vem para que já possa conhecer melhor a nossa cidade e ver como trabalhar nesse sentido”, contou ao Olhar Conceito o novo secretário, Junior Leite.

Quando o projeto estiver fechado, as esculturas de vaca virão originais, e, segundo Junior, os artistas que vão pintá-las serão escolhidos por meio de um concurso. “São 56 vacas que viriam pra ser pintadas. Elas são deixadas em alguns lugares da cidade e posteriormente a gente faz um leilão dessas vacas, inclusive online, pro Brasil inteiro, mundo inteiro poder fazer seus lances e comprar. O ultimo leilão feito desse concurso de pintura arrecadou mais de 600 mil reais com as vacas que foram vendidas”, completou o secretário. O dinheiro arrecadado é doado para instituições de caridade.

Outros projetos

Outra forma de integrar os artistas cuiabanos nas comemorações será por meio de um concurso em parceria com uma cervejaria, ainda não revelada. Os artistas plásticos farão duas edições de rótulos comemorativos.


Latas comemorativas (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Nós vamos fazer um grande concurso público, onde vão ser escolhidos os melhores desenhos e os que melhor representam a nossa cidade pra gente poder estampar nas latas”, afirma Junior.

O projeto ‘Cuiabá Cidade Viva’, já divulgado pelo Olhar Conceito (veja AQUI e AQUI), mesmo que realizado por outras secretarias, também será uma forma de comemoração. “O importante dizer é que nos precisamos dos artistas, precisamos da sociedade cultural como um todo para que a gente construa projetos sólidos e que possam, inclusive com políticas publicas, fortalecer a classe dos artistas locais. Isso a gente vai trabalhar, é uma política pública que o prefeito Emanuel quer que aconteça”, completa.

'Cidade Viva' na Orla do Porto (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Museus

Junior também comentou sobre alguns museus da capital que ainda estão fechados por algum motivo. Segundo ele, a finalização depende da prioridade estabelecida pela Secretaria Municipal de Cultura. “Cuiabá 300 anos vem nas prioridades que as suas secretarias fins definirem. Evidente que a gente tem alguns projetos que são, por exemplo, a Cidade das Artes, que é um projeto da secretaria 300 anos, mas vai ser tocado pela secretaria de cultura. Então, tem alguns projetos que são prioridades nossas, porém os projetos que forem prioridades das secretarias fins, seja cultura, saúde, educação, serão tocados pela Secretaria dos 300 anos”.

Desta forma, Junior Leite terá que esperar o secretário municipal de cultura, Francisco Vuolo, definir as prioridades para, assim, buscar parcerias público-privadas para realizá-las. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet