Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Música

festival de inverno

Caetano revisita canções da ditadura e lidera coro de ‘Fora, Temer!’ em Chapada dos Guimarães; Veja vídeo

Foto: Olhar Direto

Caetano Veloso, 32º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães

Caetano Veloso, 32º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães

‘Será que nunca faremos senão confirmar / a incompetência da América católica / que sempre precisará de ridículos tiranos?’, diz a letra de ‘Podres Poderes’, lançada por Caetano Veloso, no álbum Velô, em 1984. Na época, a música versava sobre a situação política do país, que passava pelo processo de redemocratização, após anos de Ditadura Militar instaurada pelo golpe de 1964. Na madrugada deste domingo (6), durante o 32º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, o músico voltou a cantar este, que é um de seus principais sucessos, e comentou: “Fazia tempo que eu não cantava essa música. Outro dia fui cantar em Petrópolis, peguei pra cantar, nem me lembrei direito, mas gostei pra paramba. Aí pensei... Fora, Temer!”.

Leia também:
Milton Nascimento faz show em Chapada dedicado a indígenas e com participação de crianças carentes de Cuiabá; Veja vídeo!

A frase de Caetano veio reforçar um grito que começou tímido desde o início do show. A plateia concordou em coro, revelando a insatisfação com o atual governo. O músico ainda fez referência à votação realizada pela Câmara dos Deputados no último dia 2 de agosto, em que 263 deputados federais (incluindo sete de Mato Grosso) votaram a favor do relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), pela rejeição da denúncia contra Temer. “Como é que pode aquilo aquele dia na Câmara dos Deputados, eim? Muito feio, muito feio”, disse o músico.





O viés político do show veio também com a canção “Enquanto seu lobo não vem”, lançada em 1967. Caetano comentou que a música não era muito conhecida, mas era uma das “essenciais da Tropicália” e que condizia com o momento político atual. (Ouça a música no vídeo abaixo).



Caetano se apresentou em um show acústico, intimista, de cerca de uma hora e dez minutos só na voz e violão. Dentre as músicas do repertório estavam sucessos como ‘Sozinho’, ‘Reconvexo’, ‘A luz de tieta’, ‘Terra’, ‘Leãozinho’ e ‘Você é linda’.

Quem abriu o show no palco principal foi a banda Dônica, que tem Tom Veloso, filho de Caetano, como principal compositor, além de violonista. O grupo apresentou suas canções de rock progressivo, MPB e até uma valsa, lançadas em 2014 no EP ‘Continuidade do Parque’. Antes deles, as regionais MPRock e Herois de Brinquedos fizeram shows com covers de sucessos do pop e do rock nacional e internacional.

O 32º Festival de Inverno começou no último final de semana, com apresentação de Margareth Menezes e Milton Nascimento, e na última sexta-feira (4) trouxe Roberta Miranda e Mato Grosso e Matias na sexta. O último dia de festa acontece neste domingo (6), com Marcha Para Jesus e show da banda gospel cuiabana Louvor Aliança. O festival é realizado pelo Grupo Gazeta e a Prefeitura de Chapada. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet