Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

festival underground

Cinecaos traz obras do 'Movimento Chorumex', videoclipe e mais nesta sexta

Foto: CATRACA LIVRE

Cinecaos traz obras do 'Movimento Chorumex', videoclipe e mais nesta sexta
O segundo dia do ‘Cinecaos’, festival de cinema trash e underground que começou em Cuiabá na última sexta (4), acontece esta semana, dia 11, e traz doze filmes do ‘movimento Chorumex’, além obras de Fabiano Soares e Gabriel P Almeida e da Sombra Filmes, e um videoclipe da banda carioca Uzômi.

Leia também:
Festival de cinema trash e underground começa nesta sexta-feira na Casa Cuiabana

O ‘Cinecaos’ conta com a curadoria de Eliete Borges, e promete produções nacionais, regionais e locais, todas as sextas, até o próximo dia 25 de agosto. A classificação indicativa é de 16 anos e a entrada é gratuita, e o festival tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

O ‘Movimento Chorumex’, produtor de doze filmes exibidos nesta semana, começou em 2014 com dois amigos que queriam “fazer cinema sem muitas pretensões ou burocracias envolvidas para experimentar ao máximo”. Hoje, fazem parte do grupo Cleyton Xavier, Sofócles Bourousckiziick, Clara Chroma, Lyna Lurex, Valcosmos Jatala, Maria Cigana e Maurex Fritex.

Além deles, será exibido um videoclipe da música ‘A Revolta do Boêmio’, faixa do álbum "Lugar Desgraçado", da banda carioca Uzômi, com direção de Fabiano Soares. Do mesmo diretor, junto a Gabriel P Almeida, o filme ‘Paterno’ conta a história de Eric, que vai à casa do pai, morto, para arrumar as coisas, e é afetado por diversas memórias. Por fim, ‘Boneca Fantasma’, da Sombra Filmes, tem direção de Orlok Sombra.

Veja os filmes que serão exibidos:

-"CATIORO" um filme de Cleyton Xavier, feito em 2017, que conta a historia de Dimi, um cão cujo passatempo favorito é dar saltos ornamentais em direção ao precipício da incerteza.
-"CLOP" um filme de Sofócles Bolówsckziick, realizado em 2017.
- "BOSSAL" de Cleyton Xavier, produzido em 2016, contando a historia de um andarino e um robô.
-"A INVASÃO DOS MORTOS"  de Sofócles Borówsciziick e companhia falando sobre o impressionismo do crack
-"BOGOTÁIKO" de Cleyton Xavier [2016], sobre um quadro na parede de um museu em Bogotá.
-"OS ANOS 3000 ERAM FEITOS DE LIXO ou (QUANDO A DIGNIDADE DA RAÇA HUMANA SE AFOGOU NO CHORUME ESTÁTICO DA ARTE DA HIPOCRISIA)" de  Ana All, Clara Chroma e Cleyton Xavier [2016], retratando as montanhas de lixo pelas ruas. Pessoas cobertas de lixo e se hidratando com chorume. Lixos com um brilho neon. Lixo com holograma e som stéreo. O lixo é um outdoor de alta concorrência.
-"TUDO BOM ? " de Cleyton Xavier [2016].
-"AMIGO ESPECIAL" de Cleyton Xavier [2016].
-"TIBÚRCIUM" de Cleyton Xavier [2017].
-"QUEBRA-OLHO ou (A INESPERADA VIRTUDE DE BALDAR TABACO)" de Cleyton Xavier, Leopoldo Reyem e Clara Chroma [2016].
- "JAIZ"  de Cleyton Xaiver, Sofócles Bolówscziixck e Clara Chroma  [2017], um filme onde Cleyton e Sofócles estrelam como Lucas e Fumanoskówski respectivamente. Filmado em 1842, o filme foi editado em 2028 por Clara Chroma e lançado galáxialmente em 2017 no famigerado Festival de Chorume.
-"A DEPRESSÃO DE UM HOMEM-CADEIRA" de Cleyton Xavier, Sofócles Borówsciziick, Fritoliro e Leopoldo Reyem  [2014]. É um filme americano de 1991, dirigido por Cleyton Xavier. Na obra de ficção científica, um ciborgue (androide cuja cadeira é recoberta por tecido vivo) com inteligência artificial, designado Cybotron Robotnyc Systems Model 201 - 309 Series Terminator (interpretado por Sofóles Bourouckzick), é transportado no tempo, de 2029 até ao dia 12 de maio de 1984, com o objetivo de alterar o curso da História e consequentemente, o futuro dos homens-cadeira.
- Videoclipe “A Revolta do Boêmio” – Banda Uzômi
- ‘Paterno’ - Fabiano Soares e Gabriel P Almeida
- ‘Boneca Fantasma’ - Orlok Sombra

Serviço

Sexta (11): III Cinecaos
Local: Centro Cultural Casa Cuiabana, na Avenida General Valle, 181, bairro Bandeirantes, em Cuiabá.
Horário: 19h
Faixa etária: 16 anos
Entrada gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet