Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Para conscientizar

Dia do elefante é lembrado por Santuário de Elefantes Brasil, que mantém animais em Chapada dos Guimarães

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Dia do elefante é lembrado por Santuário de Elefantes Brasil, que mantém animais em Chapada dos Guimarães
Conhecido mundialmente como World Elephant Day, o Dia do Elefante, comemorado neste sábado (12), foi criado para para unir pessoas em prol da  proteção e bem-estar dos animais, segundo o Santuário de Elefantes Brasil. A data foi lembrada em Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá), que abriga Maya e Guida, em um espaço próprio, destinado ao seu conforto.

Leia mais:
Gosto de terra e liberdade: primeiros elefantes chegam ao santuário de Chapada; fotos e vídeos

A ideia da criação do Santuário de Elefantes, o primeiro da América Latina, foi da publicitária Junia Machado depois de se solidarizar com a causa. Em parceria com a ONG Elephant Voices e com o Santuário do Tenessee, ela encontrou a área ‘perfeita’ em Chapada e iniciou o trabalho. Na página oficial do projeto no Facebook, usuários se solidarizaram com a causa.

“É errado aprisionar seres que poderiam ser livres em seu habitat natural. A raça humana é egoísta de tal forma que para seu próprio prazer satisfatório retira a liberdade do outro.  Animais devem ser livres! Zoológicos só deveriam existir para abrigar animais que NÃO tem nenhum tipo de condição de viver em seu habitat”, defendeu uma.

 O Santuário de Chapada dos Guimarãe não é aberto ao público, os elefantes machos e as fêmeas ficarão separados para que não haja reprodução. O objetivo é resgatar cinquenta elefantes de toda América Latina.

As primeiras elefantas do Santuário chegaram a Chapada dos Guimarães em outubro de 2016. Maya e Guida viviam acorrentadas em uma propriedade rural em Minas Gerais antes de serem trazidas. A terra onde hoje se instala o Santuário foi uma fazenda de gado, chamada Fazenda Santa Fé do Boqueirão. São 1100 hectares, onde no máximo 50 elefantes (todos os que estão em situação de risco na América Latina).

O projeto vive totalmente de doações de empresas e de pessoas físicas, não há dinheiro público. Além disso, o Santuário conseguiu, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), todas as licenças ambientais para funcionar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet