Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Coach Iracema Irigaray

olhares a partir do coaching

Coach Iracema Irigaray aconselha: As pessoas crescem ao seu lado?

Coach Iracema Irigaray aconselha: As pessoas crescem ao seu lado?
Sim, ainda não fomos educados para falar de fatos e do que realmente queremos. Falamos de tudo, percepção, julgamento, imaginação, expectativas, fofocas, menos do que realmente aconteceu.

Uma das minhas frases favoritas citadas por Albert Ellis, famoso psicólogo e psicoterapeuta norte-americano, é “O que perturba o ser não são os fatos em si, mas o seu julgamento sobre eles”.

O sistema nervoso será afetado  pela maneira como descrevemos o que nos acontece e não pelo acontecimento. Os fatos externos fogem ao controle da pessoa, mas sobre o significado dado aos fatos, cada um tem a autonomia de decidir se será um desastre ou um aprendizado.

Afirmava Nietzche que “A estrada para o inferno é feita de expectativas irreais”. Sim, o que eu espero de você sem você saber na maioria das vezes. Nas relações pessoais ou profissionais é fundamental termos diálogos sempre baseados em fatos. Hoje por exemplo, um cliente disse que ‘parecia’ que o gerente não gostava dele. Pedi a ele que me desse os fatos. Ele raramente me pede ajuda, nunca me convidou para um café e nunca me dá bom dia. Pedi para observar com quem ele fazia isso, qual não foi a sua surpresa em perceber que não ele fazia isso com ninguém.

Precisamos aprender a FALAR o que queremos, abrir a boca e pedir. E quando algo acontecer descrever sempre com base nos fatos. Ele chegou sério não falou com ninguém, fechou a porta da sala e só saiu no final do dia, isso é falar de fatos, olhe a diferença: chegou emburrado, ignorou todo mundo, ficou azedo o dia todo e parece que quer sair da empresa, trancou a porta da sala pra não falar com ninguém. Isso em uma cultura organizacional pega fogo e causa danos ás vezes irreparáveis, porque geralmente esse julgamento não fica só pra mim, eu espalho.

E quero encerrar mencionando um trecho de um artigo mencionado no Site A Mente é Maravilhosa, “...Antes de ver a vida dos demais, observe a sua. Nós vivemos escutando e vendo os demais, e portanto é muito fácil dar nossa opinião. Antes de abrir a boca da próxima vez, pense em como vai a sua vida, e se na mesma situação você realmente faria diferente, como um exercício de auto avaliação. Na maioria das vezes criticamos nos demais o que não gostamos em nossa vida. Aquilo que você critica diz muito mais sobre você do que você imagina...”  

Ótima semana a todos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet