Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

lançamento

Parada da Diversidade de Cuiabá acontece em setembro e terá lançamento nesta quinta

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

14ª Parada da Diversidade Sexual

14ª Parada da Diversidade Sexual

A 15ª edição da Parada da Diversidade de Cuiabá acontece no próximo dia 22 de setembro, com o tema “Estado Laico e Cidadania – direito de todas e todos”. Nesta quinta-feira, 17, o evento será lançado com uma programação especial no Cine Teatro de Cuiabá, à partir das 19h.

Leia também:
Cuiabá ganha nova casa LGBT com dois ambientes no mês de abril
 
Neste ano, a Parada da Diversidade Sexual terá, além da tradicional manifestação pelas ruas, um seminário realizado na Universidade Federal de Mato Grosso, e com a presença do conselheiro nacional de atenção a diversidade sexual, José Felipe dos Santos, e da Drag Quenn e youtuber Lorelay Fox.
 
José Felipe vai conduzir uma mesa sobre questões da saúde integral da população LGBT como direito humano fundamental, como recomenda a Constituição Federal e a Portaria do Ministério da Saúde. Lorelay também participa da mesa.
 
A drag Queen é conhecida por seu canal no Youtube “Para Tudo”, criado há cerca de um ano e meio, e que já conta com mais de 180 mil inscritos. O seminário acontece um dia antes da Parada, dia 21 de setembro, na UFMT.
 
A manifestação, por sua vez, também será diferente nesta edição. Ela começa com a concentração, às 14h, na Praça Ipiranga, e segue sentido a Orla do Porto, onde acontecerá uma festa político-cultural, com a participação de movimento estudantil, sindicatos, políticos, e artistas. 
 
“Nós temos muito que comemorar, nesses 15 anos de Parada. Aos poucos fomos conseguindo galgar nossos passos dentro da sociedade. E o tema desse ano, vem de encontro ao nosso desejo. Pertencemos a um estado laico e precisamos garantir esses direitos, independente de religião. Temos que fazer quer prevaleçam o respeito, e a parada vem contemplar tudo que a gente busca. Dizendo que nós, LGBT’s, somos pessoas normais que trabalham e pagam seus impostos. E que estamos inseridos na sociedade e precisamos ter nossos direitos garantidos, em busca de Paz”, ressaltou Valdomiro Arruda , presidente do Conselho Municipal de Atenção Sexual de Cuiabá.
 
Nesta quinta-feira, às 19h no Cine teatro Cuiabá, a programação começa com o lançamento oficial do evento. Com a apresentação do Cartaz Oficial com a arte da 15ª Parada, onde será contextualizado o tema à sociedade. Incluindo a apresentação da Rainha e atrações culturais. Para participar é só levar um litro de leite.
 
O Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual de Cuiabá, reforça a importância deste movimento para que possamos conquistar políticas publicas que promovam e valorizem os direitos da população LGBT na capital. 

Serviço
 
O que: Lançamento da 15ª Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá
Quando: Quinta-feira, 17 – 19h
Onde: Cine Teatro de Cuiabá
Entrada: 1 litro de leite
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet