Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

ESPECIAL DE BOAS-VINDAS

Curso de Letras do Univag realiza programação especial com palestra e cinema alternativo

Foto: Reprodução

Curso de Letras do Univag realiza programação especial com palestra e cinema alternativo
Para marcar o início do segundo semestre de 2017, o curso de Letras do Univag Centro Universitário recebeu os alunos, nos dias 14 e 15 de agosto, com uma programação especial de boas-vindas. Veteranos e egressos foram recepcionados com palestra e cinema alternativo.

Leia Mais: 
Aprovado por preço e qualidade, Dom Express chega a vender 30 pizzas no primeiro dia no Univag


A abertura do evento contou com uma palestra ministrada pela pesquisadora Sheila Dias da Silva Laverde. Em seguida, houve o lançamento do livro da pesquisadora ‘Resistência feminina e feminismo africano em ‘Without a Name’ de Yvonne Vera’. “A escolha por estudar esses temas durante o mestrado se deve aos diversos tons de significação do termo feminismo. Creio que estes significados são discutidos e apresentados sem a pretensão de tomar posição ao lado de umas ou de outras, uma vez que todas essas causas são relevantes em suas particularidades. Entendo que é necessário distinguir de que feminismo estamos falando.  Essa distinção é importante porque permite que se desfaçam homogeneizações e, consequentemente, pressuposições equivocadas a respeito das lutas dessas mulheres, o que pode também desfazer ou minimizar preconceitos”, cita a pesquisadora Silva Laverde.



Na segunda noite, foi apresentado o filme Word and Pictures (2014), que retrata o embate entre dois professores, um escritor de sucesso e professor de literatura e uma pintora e professora de artes plásticas. De um lado, ele acredita que as palavras são mais importantes do que as imagens, enquanto a professora ressalta a superioridade das imagens.
 
“A palestra contribui com o aprofundamento de eixos temáticos do curso de Letras, aprimorando a relação entre a teoria e a prática, a fim de oportunizar a construção de insumos proativos aos alunos em pré-serviço. O filme promoveu um debate sobre o que é mais importante: imagem ou palavra? No fazer do professor, com o que se evidencia mais? E para o aluno, em suas práticas cotidianas? Essas atividades têm como objetivo integrar os alunos e fundamentalmente, ampliar o olhar investigativo e humano, agregando novos valores formativos ao futuro profissional deles", comenta a coordenadora do curso professora Alba Alves Ignácio.
 
 
Diferencias do Curso

Com conceito 4 em uma escala de 0 a 5 do ENADE, o Curso de Letras do Univag proporciona ao aluno uma formação humana, cidadã e plural, colaborando de forma crítico-reflexiva com o conhecimento da realidade em que atuará, bem como a compreender e transformar diferentes contextos profissionais. O curso investe nas ações formativas para a pesquisa e extensão, que é inerente à atuação de todo profissional formado em Letras.
 
Os alunos desenvolvem projetos de intervenção, mini-aulas durante Estágios Supervisionados e Mostra de Estágio e vivenciam aulas teórico-práticas, expositivas e dialógicas.
 
O Egresso tem possibilidades de atuação que vislumbram: o trabalho de docência e de idiomas; a pesquisa acadêmica; as áreas de trabalho diretamente ligadas à produção, circulação e divulgação do conhecimento, incluindo os campos da tradução e da editoração, ou então as novas e eventuais possibilidades de atuação que um profissional de Letras identificará em nossa sociedade contemporânea.
 
O profissional formado por este curso poderá atuar como professor de português ou inglês em escolas da rede pública e privada. Os licenciados que obtêm o título de mestre ou doutor podem lecionar em universidades e desenvolver projetos de pesquisa acadêmica entre outras áreas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet