Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Equipe multidisciplinar

Pacientes de home care podem ter acompanhamento psicológico com médicos especialistas

Foto: Reprodução

Pacientes de home care podem ter acompanhamento psicológico com médicos especialistas
O diagnóstico positivo de uma doença considerada grave costuma ser um grande choque, não apenas para o enfermo, como também para as pessoas próximas a ele, principalmente para a família. As reações podem ser diversas: alguns conseguem ter uma visão otimista e se enchem de coragem para lutar contra a doença, mas há aqueles que já se sentem derrotados logo ao saber da notícia, pois acham que não tem mais solução, mesmo com a evolução cada vez maior dos tratamentos. Nas situações em que o paciente preciso do tratamento médico em casa, o atendimento é realizado pelo home care, que conta com uma equipe multidisciplinar, que abriga médicos especialistas e enfermeiros.

Leia Mais:
Recuperação pós-cirurgia plástica pode ser feita com cuidados de Home Care

Nestas circunstâncias, o acompanhamento psicológico do paciente é fundamental, podendo até mesmo ser estendido aos familiares. No caso do diagnóstico médico ser um câncer, por exemplo, o impacto emocional é muito grande, pois as pessoas já criam uma ideia totalmente negativa sobre a doença e acreditam que é uma sentença de morte.  

"Se for constatada a necessidade de apoio psicológico, incluímos na equipe um profissional para fazer o acompanhamento do doente, podendo ser estendido o apoio à família também", explica Cláudia Manzini, gerente assistencial da Qualycare Home Care & Resgate.

A gerente revela que é importante que a família mude o menos possível a rotina da casa, para que o paciente não se sinta um "fardo" dentro de casa. "As pessoas que cercam o enfermo devem fazer o máximo para não demonstrar uma preocupação excessiva, para que os problemas não se tornem maiores do que realmente são", aconselha.

A indicação de atendimento psicológico home care é para pessoas de qualquer idade que tenham dificuldade de locomoção, por limitações clínicas, físicas ou logísticas. "Uma das vantagens do psicólogo atender em casa é o fato de ele ter a oportunidade de observar o cotidiano do paciente na sua residência e acompanhar a dinâmica da família. A probabilidade do psicólogo conseguir estabelecer um vínculo rapidamente com o enfermo neste caso é ainda maior, pois estando na própria casa ele se sente mais confortável e confiante", diz Claudia.

DIA DO PSICÓLOGO – Em 27 de agosto se comemora o Dia do Psicólogo. Nesta data, no ano de 1964, foi regulamentada a profissão, por meio da Lei 4.119/64. A definição mais conhecida da Psicologia é "ciência da alma" - psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet