Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cinema

novo cineasta

Agroextrativista de Livramento participa de cursos no Rio e vai produzir filme sobre Mata Cavalo

Jurandir

Jurandir

Desde o último dia 14 de agosto, o produtor rural Jurandir Antonio Nunes Amaral, morador de cidade de Nossa Senhora do Livramento, está no Rio de Janeiro participando de diversas oficinas de audiovisual. Quando voltar, ele vai produzir um filme sobre o cotidiano de Mata Cavalo, complexo formado por comunidades de descendentes de escravos, que chegaram a Mato Grosso no final de 1804.

Leia também:
História da comunidade de Mata Cavalo será transformada em filme e exibida na TV Futura

Jurandir se inscreveu para o projeto ‘Revelando os Brasis’, do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobrás, que tem por objetivo democratizar o acesso aos meios de produção audiovisual e oferecer aos moradores de cidades pequenas a possibilidade de contar suas histórias. Por isso, só podem se inscrever pessoas de cidades com menos de vinte mil habitantes.

No Rio, ele aprende a escrever roteiro, planejar a produção, definir planos, enquadramentos e movimentos de câmera, mapear os sons, ter contato com lentes e microfones e editar cenas junto aos outros 15 selecionados, todos moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes e sem conhecimento prévio sobre produção cinematográfica.

As oficinas acabam no próximo domingo (27), quando Jurandir volta a Mato Grosso para transformar as histórias da comunidade em um filme de 15 minutos. Ele terá a ajuda dos moradores que se interessarem em integrar a equipe local. As gravações vão acontecer entre setembro e novembro deste ano.

De acordo com a assessoria do projeto, esta é sua sexta edição, e foram selecionados representantes de todas as regiões do país. De Mato Grosso, somente Nossa Senhora do Livramento foi contemplada. Nas edições anteriores, entre 2004 e 2016, foram produzidas 180 obras, dentre ficções, documentários e até uma animação, todos com até vinte minutos de duração.

Depois de prontos, os filmes são lançados nas comunidades e nas capitais dos estados através do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis, que monta um cinema ao ar livre em ruas e praças dos municípios.

Além disso, eles são publicados em DVDs e distribuídos gratuitamente entre realizadores, secretarias, organizações sociais e culturais, cinematecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil, e exibidos no programa ‘TV Revelando os Brasis’, da TV Futura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet