Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

este final de semana

Campeão europeu de Levantamento de Peso Olímpico ministra workshop no Crossfit 6800

Foto: Olhar Conceito

Serafim e Wagner

Serafim e Wagner

O Box Crossfit 6800 recebe, neste sábado e domingo, o albanês Serafim Veli, 31, campeão de Levantamento de Peso Olímpico (LPO) para ministrar 16 horas de workshop aos atletas de Cuiabá e do interior. Morando no Brasil há dois anos e meio, Serafim foi ‘Campeão Nacional Grécia Adulto’ entre os anos de 2003 e 2007, ‘Campeão Nacional adulto da Albânia’ entre 2008 e 2011, e ficou em terceiro lugar no Campeonato Europeu sub-23 em 2009.

Leia também:
CrossFit: Entenda o esporte que está conquistando milhares de adeptos no Brasil

Esta é a primeira vez que o Box traz um atleta internacional para ministrar um curso em Cuiabá, todas as vagas já foram preenchidas, por pessoas da capital e também de Sorriso, Alta Floresta, Juara, Rondonópolis e Mineiros (Goiás). “A ideia básica de a gente trazer um atleta internacional como o Serafim é aprimoramento técnico. Em termo de ganho, receita pra gente, não é o foco. O objetivo é aprimoramento técnico pros meus atletas e pros atletas do estado”, comenta Wagner Ribeiro, proprietário do Box.

Ele conheceu Serafim por intermédio de outro coach, de Londrina – cidade onde o europeu vive atualmente – que veio treinar em Cuiabá. Serafim é Albanês, mas se mudou para a Grécia aos onze anos de idade, e foi lá que começou a treinar o LPO.

“Como eu era imigrante na Grécia, comecei o esporte de levantamento de peso pra ficar mais envolvido na vida do esporte. Lá na Grécia, na Albânia, e na Europa em geral, o levantamento é mais tradicional. Pra ter uma ideia, a gente tem na escola aula de levantamento de peso olímpico”, contou o campeão em entrevista ao Olhar Conceito, logo depois de chegar em Cuiabá.

Serafim Veli na Crossfit 6800 (Foto: Olhar Conceito)

Com apenas um ano de treinamento, Serafim já ganhou seu primeiro prêmio, em 2001, aos 14 anos de idade. “No começo a gente treinava pouco, só pra aprender a técnica, conhecer o esporte. Depois, como cada ano tem competições, eu competi na minha idade, fiquei em 3º lugar e fiquei muito feliz”.

De lá pra cá, Serafim foi campeão absoluto na Grécia e na Albânia, antes de se mudar para o Brasil, por motivos pessoais. “Aqui no Brasil o esporte de levantamento de peso é novo, poucas pessoas conhecem essa modalidade. Agora o Crossfit veio para dominar o mundo inteiro. Lá em Londrina, onde eu moro, eu dou aula numa academia, e o pessoal me perguntou, porque que você não dá aula de levantamento de peso?”, conta. “Eu comecei assim, dando aulas para os professores que queriam aprender. Aí um falava para o outro que tinha um menino que era muito bom no levantamento, que ajuda bastante os professores de educação física, os atletas a aprender mais sobre esse esporte... Aí começou essa programação do Workshop”.

Hoje, o atleta viaja pelo menos uma vez por mês para algum lugar do Brasil para dar suas aulas. Ele já foi, por exemplo, duas vezes para Rio Branco, no Acre, e neste final de semana ministra o Workshop pela primeira vez em Cuiabá. Segundo ele, na aula “vou apresentar pro pessoal da Crossfit 6800 como funciona a mecânica do levantamento, pra eles conhecerem esse esporte melhor, pra sempre melhorar, e o mais importante: como eles podem ajudar os outros atletas para melhorar também”.

Crosfit 6800

Crossfit 6800 (Foto: Olhar Conceito)

O Box Crossfit 6800 já tem cinco anos de existência. Quando surgiu, no entanto, se chamava ‘WRGymnasium’. Há cerca de um mês, o espaço dobrou de tamanho, conforme explica Wagner: “Hoje temos um espaço específico só para treino e o outro salão, de mais 300 metros, que é onde vai ficar espalhado a parte de cardio, LPO, treino extra pras atleta”.

Neste novo espaço, os 300 metros serão divididos entre lanchonete, área de massagem, área de hidroterapia (onde os atletas mergulham no gelo), e as partes de cardio.

Atualmente, o Crossfit 3800 atende cerca de 250 alunos, e sempre que possível, traz grandes nomes para workshops que ‘mudam’ a rotina, como o de Serafim. “Já trouxe a parte do Crossfit que foi a Antonelle, uma atleta internacional que já participou do Crossfit Games, da regionais”, conta.

No final do mês de setembro, será realizado no espaço um curso de ginástica com a Equipe Olímpica de Ginástica de Brasília. As inscrições já estão abertas via Instagram.

Serviço

Crossfit 6800
Telefone: (65) 99647-9767
Endereço: Av. Miguel Sutil, 6800
INSTAGRAM / FAN PAGE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet