Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

veja programação

Sesc realiza mostra 'Guaná' com oficinas, seminário e espetáculos até dia 16 de setembro

Foto: Divulgação

Guernica 2 abriu a programação

Guernica 2 abriu a programação

O Sesc Arsenal traz, até o próximo dia 16 de setembro deste ano, uma extensa programação de apresentações e oficinas, além de um seminário que vai refletir sobre o fazer artístico, tudo dentro do ‘Guaná – Aldeia Sesc de Arte e Cultura’, que começou no último sábado (2).

Leia também:
Espaço InCasa apresenta espetáculo que une os tabus do incesto, pedofilia, suicídio e outros
 
O Guaná é uma ação paralela ao Palco Giratório, que já acontece há vinte anos pelo Brasil, e é uma das 40 redes culturais promovidas pelo Sesc.
 
A partir da próxima quarta-feira (6), começa no Sesc Arsenal o ‘Seminário Palco Giratório 20 anos’, que segue até sexta-feira (8). A primeira oficina, ministrada por Luis Carlos Ribeiro, Ivan Belém, Justino Astrevo e Carlos Roberto Ferreira, vai discutir a história do teatro em Mato Grosso.
 
Paralela à programação do Seminário, o Guaná oferece oficinas de Gesto, Ritmovimento, performance em audiovisual e diversas outras. Todas as oficinas são gratuitas em dias e horários variados, mas é preciso que as inscrições sejam feitas antecipadamente.
 
No último dia de Guaná, dia 16 de setembro, sábado, o Sesc realiza um fechamento com o ‘Overdoze’, ou seja, doze horas ininterruptas de programação cultural. As apresentações começam às 14h com o espetáculo de dança ‘Fiu-Fiu’, do Grupo Tibanaré (MT), seguido do cortejo Banda de Bonecos, com Circo Leite de Pedras (MT) e a apresentação de O Assassino da Luva Amarela, com Faces Jovem e Projeto Black (MT).
 
De acordo com a assessoria, haverá ainda apresentação do espetáculo Aramalegi, do Crespa Crew; recital Faxinassom, com João Sobral; Slam, Mostra de Cinema, apresentação do grupo Flor Ribeirinha, performance da drag queen Chandelly Kidman e apresentação de stileto. Encerrando a noite, a partir das 22h30 tem roda de samba, depois show, com Delivery Big Band, ¡Tchá por Dios!. Finalizando com a apresentação Executivo do Pandeiro, com Sami Tarik, às 01h30.
 
Confira a programação completa:

GUANÁ - SEMINÁRIO PALCO GIRATÓRIO 20 ANOS

06 a 08 de setembro


MEMÓRIAS CÊNICAS – A HISTÓRIA DO TEATRO EM MATO GROSSO, COM LUIS CARLOS RIBEIRO (MT), IVAN BELÉM (MT), JUSTINO ASTREVO (MT) E CARLOS ROBERTO FERREIRA (MT)
06/09 | 19h | Teatro | Gratuito | 12 anos
Será feita uma mesa redonda com a participação de quatro referências do Teatro em Mato Grosso, a saber: Luis Carlos Ribeiro, Ivan Belém, Justino Astrevo e Carlos Roberto Ferreira, que se encarregarão de construir texto discursivo e histórico, referente à história do Teatro em Mato Grosso. A Mesa Redonda terá quatro momentos distintos que deverão ser intercalados por projeções de fotos históricas e de vídeos depoimentos gravados com personalidades militantes do teatro mato-grossense.
 
ESCUTAÇÃO – O QUE PODEMOS CONSTRUIR JUNTOS?
06/09 | 20h30 | Teatro | Gratuito | 12 anos
O espaço da "Escutação" foi pensado para ser um momento aberto de partilha entre Sesc, artistas e público. Configura um canal de escuta ativa e diálogo para que instituição, comunidade artística e públicos interessados possam debater de forma transparente sobre as questões contemporâneas das artes cênicas locais. Sugestões, críticas, perguntas, respostas, desejos, propostas e tudo aquilo que possa contribuir para uma construção coletiva de posições diante das questões enfrentadas pelas artes cênicas atualmente serão bem-vindos.
 
PALCO GIRATÓRIO 20 ANOS E A DESCONSTRUÇÃO DOS LIMITES PARA A CIRCULAÇÃO DO FAZER ARTÍSTICO: DESAFIO E PERSPECTIVAS - COM DEPARTAMENTO NACIONAL, RITA MARIZE (SESC-PE), CAROL FESCINA (SESC-MG), DIMIS JEAN (PR)
07/09 |16h | Cinema | Gratuito | 12 anos
O interesse e a sensibilidade do público para as mais diversas manifestações culturais, a valorização do artista, o debate, a reflexão e o diálogo entre criadores e espectadores são perspectivas que pautam a atuação do Sesc no campo da cultura. Um encontro permanente de distintas visões de mundo no rumo da construção de conhecimentos. O Palco Giratório, reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998. Muitos desses espetáculos dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para apresentações nas diversas regiões do país. Esta mesa apresenta o projeto e discute os caminhos e as perspectivas para o futuro da ação. Com a participação de Curadores de diferentes regiões que trazem a proposta de um diálogo aberto com o público, seja ele artistas ou não, sobre os desafios e possibilidades de articulação do projeto com a produção artística nacional.
 
ARTES CÊNICAS EM CAMPO EXPANDIDO: RUÍDOS DA ARTE NA CIDADE, COM MARIA THEREZA (UFMT), KACIANO GADELHA (UFC) E LUIZ ANTÔNIO SENA JR (A OUTRA CIA - BA)
07/09 | 18h | Cinema | Gratuito | 12 anos
A partir da ampliação do conceito de artes cênicas para além dos seus campos tradicionais, a mesa apresenta experiências e visões de diferentes pesquisadores, artistas e pensadores deste campo. Entendendo que a arte vem contemporaneamente rediscutindo suas fronteiras e possibilitando atravessamentos potentes e reconectando a arte com a cidade. Trazendo as seguintes questões: como a arte pode provocar ruídos que podem subverter as lógicas já cristalizadas sobre o pensamento sobre arte? Como os corpos atravessam e compõem com a cidade, como o espaço urbano é afetado direta ou indiretamente pela resistência e atuação de artistas que reinventam seus próprios cotidianos? Como uma cidade pode se transformar, o que a arte tem haver com isso?
 
MEDIAÇÃO E ACESSIBILIDADE NAS ARTES: O QUE PODEMOS FAZER JUNTOS? COM ANDREZA NOBREGA (PE), DEUZENI FELIX (MT), ERICA RESENDE (MT), SORAYA PORTELA (TRISCA - PI)
08/09 | 19h | Teatro | Gratuito | 12 anos
A mesa apresenta experiências e estratégias de mediação, a partir da ideia de ampliação do acesso, em especial de pessoas com deficiência. A partir do desafio necessário da inclusão, a mesa refletirá sobre acessibilidade cultural, e pensando sobre como todos podem e têm direito às experiências de arte e cultura. Não só uma reestruturação física dos espaços garante o acesso, existem outros componentes que podem influenciar uma participação plena das pessoas com deficiências, elementos atitudinais, conceituais e metodológicos que pode ser construídos e incorporados nas diversas propostas culturais e que potencializarão a experiência de todos os públicos. Com a proposta de pensarmos juntos, propomos uma reflexão aberta e propositiva para encontrarmos caminhos para a construção de uma sociedade melhor.
 
FESTIVAIS DE ARTES CÊNICAS INDEPENDENTES: CONEXÕES E DESAFIOS
JANAINA LOBO (JUNTA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA PI), RONALDO ADRIANO (FESTIVAL AMAZÔNIA MATOGROSSENSE – MT); WANDERSON LANA (FESTIVAL VELHA JOANA – MT) E CHICÃO SANTOS (FESTIVAL AMAZÔNIA EM CENA NA RUA – RO)
08/09 | 20h30 | Teatro | Gratuito | 12 anos

Em momentos de descontinuidade e fragilidades nas políticas de incentivo a cultura, quais estratégias os festival de artes cênicas independentes encontram para que possam acontecer. A partir da ideia de conexão, rede e trabalho colaborativo artistas de diferentes regiões resistem realizando suas propostas. A mesa apresenta experiências de quatro realizadores independentes que cotidianamente encontram outros modos de tornar real os seus projetos. Possibilitando encontros, diálogos e fomentando a produção em artes nacional.
 
GUANÁ - OFICINAS

OFICINA GESTO (EXPOSIÇÃO DE AUGUSTO BOAL)
05 a 09/09 | Turma 1: 08h às 12h e Turma 2: 14h às 18h | Salão Social | Gratuito | 16 anos
>> Inscrições: enviar email para cborges@sescmatogrosso.com.br com nome completo, data de nascimento e telefone <<
A proposta do GESTO conta com a parceria do Centro de Teatro do Oprimido - CTO, criado e dirigido por Augusto Boal durante 23 anos, cujos objetivos são: democratização dos meios de produção cultural, difusão do Teatro do Oprimido no Brasil, ativação e fortalecimento da cidadania, através da implementação de projetos socioculturais que estimulem a participação protagônica das camadas menos privilegiadas da sociedade, e visem à transformação da realidade através da abertura de espaços de diálogos.
https://drive.google.com/open?id=0ByKrZjmEdBPKR0xLcmNwQ1M3SUk
 
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NAS CIDADES, COM GIULIANO TIERNO (SP)
12 a 15/09 | 18h às 22h | Laboratório da Palavra | Gratuito
>> Inscrições pelo link: http://bit.ly/oficinaartedecontarhistorias <<
O curso irá apresentar um panorama histórico e cultural brasileiro e urbano do fenômeno da arte do conto nas cidades e seu desdobramento no campo da mediação cultural, sobretudo em relação ás prática que envolvem a promoção do livro e da leitura.
 
RITMOVIMENTO", COM SAMI TARIK (RN).
12 a 15/09 | 19h às 22h | Banco de Textos de Artes Cênicas | 16 anos | Gratuito
>> Inscrições pelo e-mail pandrade@sescmatogrosso.com.br com nome completo, data de nascimento e telefone <<
A Oficina de Percussão Ritmovimento ministrada por Sami Tarik, propõe-se a desenvolver a percepção rítmica através do corpo, tendo como consequência ampliar a percepção do indivíduo em relação ao universo circundante e suas diferentes manifestações rítmicas. Sami Tarik, Cantor, compositor e instrumentista, repercute a voz do Nordeste, do Brasil e de suas raízes potiguares ao som do pandeiro. Músico desde os 15 anos, é licenciado em música pela UFRN. Radicado por mais de dois anos no Oriente Médio, trabalhou em países da Europa e África. Começou sua trajetória acompanhando artistas populares como Khrystal, Xangai, Kátia de França, Renato Braz, Joyce, sem, contudo, sem preterir diversos projetos na área instrumental. Tem realizado trabalhos ao lado de Eduardo Taufic e Humberto Luiz. Criado do Núcleo de Percussão Kizambe.
Público: músicos e estudantes de música interessados em instrumentos de percussão, Dançarinos, nível iniciante, avançado ou profissional.
 
PERFORMANCE EM AUDIOVISUAL, COM JÚLIA OGA
12 a 16/09: 12 a 15/09 das 19h - 22h e 16/09 das 18h às 02h | Núcleo de Cinema | 16 anos | Gratuito
>> Inscrições pelo link https://goo.gl/forms/vfANLjBQT41xxOjQ2 Vagas limitadas!!!
Vagas limitadas!!!
Somente para mulheres
Introdução ao universo audiovisual e projeção mapeada; espaço de atuação, ferramentas e referências femininas no mercado AV; conteúdo AV e breve discussão sobre a exploração sexual da imagem feminina; estudo dos 3T e outras metodologias para performance AV; criação de conteúdo com base no encerramento do evento; produção do conteúdo captado; prática com conteúdo produzido pelas alunas.
Julia Oga é artista visual, VJ e produtora, já atuou pelo Brasil afora e também no exterior, como no NOS Alive 2016 em Portugal. Com 5 anos de experiência em videotecagem em clubs para diversos estilos musicais, Oga tem um banco de vídeos amplo, mas a narrativa analógica e fotografia em movimento tem sido fruto de suas pesquisas recentes. Atua também com projeção mapeada na área do teatro, espetáculos de dança, e produção de videoclipes.

FIGURAS VIVAS EM DANÇA, COM CINTYA REYDER (BH)
13 a 16/09 | 09h às 11h | Sala de dança | 16 anos |Gratuito       
>> Inscrições pelo e-mail jpinheiro@sescmatogrosso.com.br com nome completo, data de nascimento e telefone
Atividade artística realizada em espaços públicos: Alongamento, Dança, Relaxamento, Interação, Fruição, Inspiração, Passeio, Troca de Ideias, Criação, Improvisação, Diálogo, Afeto, Atenção, Convivência entre gerações, Abertura para a diversidade, Construção de novos conhecimentos, valorização do espaço público, Ressignificação dos espaços públicos simbólicos, dentre outros benefícios. Possibilitar a produção de lugares de maiores trocas, de socialização a partir da livre expressão, improvisação e composição artística para o espaço público, promovendo a criação de cenas, situações diversas e performances, como oportunidade de recriar as relações sociais na medida em que se reconstrói e ao mesmo tempo se vivencia as regras de convivência que permeiam os espaços urbanos.·.
 
CORPO LIVRE E POTENCIALMENTE CRIATIVO PARA O MOVIMENTO – A DANÇA POR UM PONTO, COM CINTYA REYDER (BH)
13 a 16/09 | 11h às 13h | Sala de dança | 16 anos | Gratuito      
>> Inscrições pelo e-mail jpinheiro@sescmatogrosso.com.br com nome completo, data de nascimento e telefone <<
Essa proposta entende e revela o corpo como um organismo vivo em constante transformação. O método Por Um Ponto desenvolve uma percepção e autonomia maiores das partes do corpo e seus movimentos, gestos e expressões, através das quais o participante estabelece um diálogo pleno consigo mesmo, com o outro e o meio, numa harmonia entre mente, corpo, objeto e espaço, promovendo assim, maior propriedade e clareza ao expressar suas ideias em movimento. É possibilitada ainda ao participante, uma melhor utilização da sua energia e da sua criatividade, potencialmente exploradas durante a constante redescoberta de suas capacidades expressivas ao se mover, dançar, relacionar.
 
OFICINA PALCO GIRATÓRIO - ETAPA, COM SILVIA MOURA (CE)
14 e 15/09 | das 13h às 16h | Sala de Dança | 16 anos| Gratuito              
>> Inscrições pelo e-mail jpinheiro@sescmatogrosso.com.br com nome completo, data de nascimento e telefone <<
O corpo - o espaço - a imagem: Estímulos para criação de movimentos À oficina visa proporcionar aos alunos um contato com processos de elaboração de cenas a partir da criação de movimentos, utilizando o espaço urbano como estimulo para pensar o corpo e sua relação com a cidade e os espaços possíveis de atuação do ator/bailarino. Através de jogos de improvisação cria-se material para a elaboração de um vocabulário próprio e que poderá ser utilizado em cenas individuais ou de grupo. Utiliza-se também a criação de imagens para provocar o ator/bailarino a se relacionar com seu entorno, usando como estímulo o espaço, objetos e imagens e o que pode ser sugerido na cena através dessa relação que se estabelece quando se expande o olhar e aciona os outros sentidos para compor a cena.          
 
OFICINA DE FOTOGRAFIA E COLAGEM COM MAURICIO POKEMON (PI)
12 e 13/09 | 14h às 18h | CALDEIRÃO DE IMAGENS | 16 anos | Valores: R$ 20,00 - Usuário
R$ 15,00 – Comerciário

>> Inscrições na Central de Atendimento <<
A oficina estimula a criação e a experimentação coletiva. Através de vivências e experiências na rua, observando e retratando cenas urbanas, pensando em como transpor para a colagem final e experimentando técnicas apresentadas na teoria. Cada participante é responsável por trazer sua própria câmera fotográfica, seja amadora, profissional ou dispositivo móvel. Além disso, os participantes auxiliarão na ação do artista que se desenvolverá na rua.
 
Espetáculos
 
WOMEN'S, COM E(X)PERIÊNCIA SUBTERRÂNEA (SC)
07/09 | 20h | Teatro | 18 anos | Gratuito | Retirar ingressos com uma hora de antecedência na portaria
Uma faxineira que trabalha em um necrotério dialoga com seus fantasmas pessoais enquanto realiza sua tarefa cotidiana. Exaltada por vozes que escuta começa a conversar sobre um suposto crime e seus vínculos familiares com um cadáver que espera autópsia, até que manipula este corpo dando vida aos diferentes personagens de sua vida recente. Adair, a faxineira, constrói uma relação de violência com o corpo que por momentos representa sua irmã. Women's visita o tema da morte e dos afetos a partir da exploração do risco físico que é experimentado na cena.
 
AS AVENTURAS DE ZÉ TRAVESSURAS, GRUPO NÓ (MT)
09/09 | 19h | Jardim | Livre | Gratuito
Esta história é do pequeno José, mas com uma pitada de imaginação vira o grande ZÉ TRAVESSURAS. Um jovem que vive com a cabeça na lua e que adora brincar, transformando tudo no castelo de sonhos. Zé está na sua fase quase adulta, deixando de lado suas fantasias para ser gente grande, quem ganhará essa batalha de soldadinho de chumbo.
 
A CERCA DE... COM CYNTHIA REYDER (BH)
12/09 | 19h | Salão Social | Livre | Gratuito | Retirar ingressos com uma hora de antecedência na portaria
"Artifícios criados e reproduzidos pela sociedade a fim de gerar segurança, prazer e liberdade promovem muitas vezes, em todas as classes e instâncias sociais, corpos dominados por um processo tanto de "hiper excitação quanto de anestesiamento, de esvaziamento de sua potência" (Helia Borges), refletindo assim relações intolerantes, e altamente competitivas. Os desafios em se viver com um "corpo expandido" seriam mesmo essencialmente pessoais? Ou será que os tais artifícios contribuem definitivamente para que os seres humanos se isolem, e se aprisionem em seus maiores medos? O que é ser/estar um humano? Na obra a artista produz imagens fortes a partir de performances e coreografias que dialogam com as estruturas de cena, o espaço e ao mesmo tempo, diretamente com o público."

PEQUENO PRÍNCIPE SENSORIAL, COM GRUPO SENSUS (SP)
13/09 | 18h | Salão Social | Livre | Gratuito | Serão distribuídos 40 ingressos com uma hora de antecedência na portaria

O Pequeno Príncipe Sensorial, é uma performance "ambulante". O público é convidado a percorrer um trajeto conduzido pelos atores que, além de guiá-los, interpretam textos da obra de Antoine de Saint-Exupèry, e os estimulam sensorialmente através do tato, olfato e audição. Por utilizarmos a plateia vendada, o Pequeno Príncipe e todo seu simbolismo, dialoga com a linguagem do Sensus, especialmente quando diz: "o essencial é invisível aos olhos". Valores como amizade, amor e caráter são introduzidos de forma poética nesta obra encantadora que emociona crianças e adultos.
"Todos os adultos já foram criança um dia, embora somente alguns deles se lembrem disso."
 
CARNE: UMA NARRATIVA SOBRE A MEMÓRIA
15/09 | 19h | Teatro | Gratuito | Retirar ingresso com 1hora de antecedência
É uma performance  construída a partir da literatura documental,  que retrata  a resistência e resignação humana, por meio de ditaduras e opressões históricas. O trabalho preza pela autobiografia, pelo autorretrato verbal, por descrições documentais autorais, por meio de vozes distintas em épocas e cenários dessemelhantes.
Ficha técnica
Criação e Atuação: Everton Britto, Luciano Paullo e Yandra Firmo / Direção: Everton Britto, Luciano Paullo e Yandra Firmo / Artistas Convidados: Talita Figueiredo e Ismael Diniz / Performer Audiovisual: Benone Lopes Moraes / Estratégias Audiovisuais: Gilson Costta / Desenho de Luz: Everton Britto / Designer Gráfico E Fotografia: Fred Gustavos  / Teaser de Divulgação: Manoel Vieira / Cenografia e Figurinos: SOLTA Cia de Teatro / Produção e Realização: SOLTA Cia de Teatro
 
A BEIRA DE..., COM SILVIA MOURA (CE) - PALCO GIRATÓRIO ETAPA
16 /09 | 19h | Teatro de Formas Animadas | 16 anos | Gratuito | Serão distribuídos apenas 40 ingressos | Retirar ingressos com uma hora de antecedência na portaria
A BEIRA DE... Um estado... momentâneo ou não. Estarrecedor. A necessidade de estancar para daí conseguir falar sobre algo ou sobre uma sensação causada por várias insatisfações. Esse trabalho trata da busca por um estado de presença que estabeleça com o público uma relação de casualidade. O público ilumina o espetáculo e é levado a procurar um lugar para conseguir ver o trabalho da forma que lhe for menos arriscado. É proposto ao público segurar objetos que poder cair, escolher um lugar para ficar, escolher que parte deve ser iluminada do trabalho, a interação direta com o público é parte da composição do trabalho.
 
Mostra de processos
 
NO QUINTAL, O MUNDO! COM CIA SOLTA DE TEATRO (MT)
12/09 | 20h | Teatro | Livre | Gratuito | Retirar ingressos com uma hora de antecedência na portaria
No quintal, o mundo! conta a história de um encontro entre o homem que sempre de passagem, espera parado e o menino que sempre parado, espera brincando. Aos pés de uma árvore solitária de mil frutos eles compartilham suas esperas, histórias e aventuras. O espetáculo resgata o faz-de-conta e as coisas simples da infância.

CENAS IMPÉRIO DELL'ARTE E ARTE BARATA'', COM MT ESCOLA DE TEATRO
13/09 | 19h | Teatro | Gratuito | Livre | Retirar ingressos com uma hora de antecedência na portaria
Serão duas apresentações produzidas pelos próprios aprendizes dos cursos de Dramaturgia, Direção, Atuação, Iluminação, Sonoplastia, Cenário e Figurino e Produção Cultural da MT Escola de Teatro. 'Império Dell'Arte' conta a história de uma era pós-apocalíptica, em que tudo foi destruído pela ganância humana. Já 'Arte Barata' aborda os conflitos vividos por Vicente, um autômato usado para produzir obras de arte em série adquiridas por pessoas cujos interesses estão em criar novos desejos de consumo e propiciar um refúgio aos seus anseios.
 
ESPECTRÓIDES COM SPECTROLAB (MT)

13/09 | 21h | Teatro de formas animadas | Gratuito | 12 anos
ESPECTRÓIDES é uma performance "work in progress" pesquisada pelos ato­res Caio Ribeiro e Douglas Peron. Trata da fronteira entre o eu construído e o aprisionado por uma máscara que o consome, numa inquietação interna que materializa no meio externo, apresentando a relação de poder e contato destes spectros, propondo sensações contrárias para ilustrar a dominação nos afetos construídos no contato. Esta performance é fruto de uma pesqui­sa iniciada no trabalho "Estudos Uterinos 1".
 
PARA MENORES, COM ELKA VICTORINO (MT)
14/09 |19h | Teatro de Formas Animadas | Gratuito | 16 anos | Serão distribuídos 30 ingressos | Retirar ingressos com uma hora de antecedência na portaria
Experiências como professora de dança do Sistema Socioeducativo de Cuiabá impulsionaram o início de um processo de construção cênica em dança da bailarina Elka Victorino. A imersão em uma "cultura de cadeia" possibilitou a contaminação dos corpos da bailarina e dos adolescentes, num processo rico em afetos. O ambiente de conflitos, a tensão de uma prática relacional produziram faíscas para a criação em dança. As práticas de jovens encarcerados foram fagocitadas, digeridas e transformadas em alimento para a produção de partituras coreográficas em "Para Menores". As vivências, encarnadas em muitos contrastes, criaram um ambiente antropofágico, no qual a bailarina se alimentou da cultura dos corpos daqueles jovens, mudando para o lugar da cena, o que antes estava em jaula.
 
O PIRATA E DEUS, THEATRO FÚRIA (MT)
14/09 | 20h | Teatro | 16 anos | Gratuito | Retirar ingressos com uma hora de antecedência na portaria
Um capitão pirata navega cruel e impune graças à inocência de seu irmão gêmeo siamês. Mas com a chegada do Dr. Z, esta situação se camba: Ele agora pode separar o inocente do culpado! Quem poderá safar o capitão e mantê-lo na impunidade?
 
PERFORMANCE CORPOCAULE, COM BRUNA FERREIRA (MT)
15/09 |20h | Jardim | Livre | Gratuito
Parcialmente planta, parcialmente mulher, integralmente um ser. Corpocaule apaixona-se por um livro, morre e renasce; construindo e desconstruindo verdades que promovem questionamentos sobre o que é ser vivo. A performance da Atriz Bruna Ferreira nasce de olhares e desta vez foi contemplada com o olhar de Ahmad Jarrah, Déborah Corte e vários amigos. Em uma instalação, o teatro físico, a performance, a fotografia e os desenhos tornam-se híbridos.
 
OVERDOZE - 16/09 das 14h a 17/09 às 02h30
 
FIU FIU, COM GRUPO TIBANARÉ (MT)
16/09 | 14h | Teatro | Gratuito | Retirar ingressos com uma hora de antecedência na portaria               
"Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros", é um espetáculo de teatro, destinado ao público infanto juvenil inspirado no cotidiano dos pássaros. Numa narrativa não linear, fazem uma abordagem sobre o amor, numa perspectiva de encontros e desencontros e a superação das frustrações, através de uma linguagem corporal própria e de movimentos precisos, personificados em dois pássaros, cômicos, lúdicos e únicos. Passarinhar e Passarinhou se conecta com a plateia com uma linguagem universal e acessível a todos os públicos.
 
CORTEJO BANDA DE BONECOS, COM CIRCO LEITE DE PEDRAS (MT)
16/09 | 15h | Jardim | Gratuito | Infantil
A Trupe Leite de Pedras traz um divertido cortejo com bonecos gigantes acompanhado por uma alegre Retreta, trazendo um repertório variado que vai desde músicas tradicionais circenses até o rasqueado cuiabano.
 
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - COM GIULIANO TIERNO (SP)
16/09 | 15h30 | Jardim | Gratuito | Livre
Histórias de Lugares Distantes: Performance narrativa que articula memórias do narrador com contos tradicionais e contemporâneos.
 
ARAMALEGI, COM CRESPA CREW (MT)
16/09 | 16h | Jardim |Gratuito
O espetáculo ARAMALEGI se propõe a ser um espaço livre para a imaginação, criação e reflexão. Construído para o público infanto-juvenil, este trabalho traz a proposta de um passeio por um mundo com criaturas híbridas, com características de seres que conhecemos, mas que possuem toda a sua singularidade. No decorrer do passeio, essas criaturas passarão uma mensagem de alegria, companheirismo e coragem. Este trabalho estabelece uma relação entre dança e teatro, abordando problemáticas sociais num contexto lúdico e colorido. ARAMALEGI é um espetáculo do grupo Crespa Crew, que fala de descobertas, liberdade, empoderamento e preconceito.
 
O ASSASSINO DA LUVA AMARELA, COM FACES JOVEM E PROJETO BLACK (MT)
16/09 | 16h30 | Salão Social | Gratuito | Público Infantojuvenil | Retirar ingresso com 01h de antecedência na portaria
Um grupo de jovens tenta investigar o sequestro de uma aspirante a atriz enquanto a polícia procura pelo assassino da luva amarela, principal suspeito. Para isso, eles utilizam os livros do escritor Marcos Rey para elaborar um plano de investigação e, como as personagens da história do autor, encontrar o perigoso sequestrador antes que seja tarde demais.
 
RECITAL FAXINASSOM, COM JOÃO SOBRAL (SP)
16/09 | 17h | Jardim | Gratuito | Livre
Performance musical experimental onde Sobral transeunta pelos espaços tocando instrumentos de faxina como uma espécie de Gari que garimpa ondas sonoras e apresenta releituras da música popular brasileira e composições autorais.Tem vassoura, apelidada de Vassonora, pá de lixo, apelidada de Páguitar ou Pábça e desentupidor de privada, apelidado de DesinTupiSom.
 
SLAM – BATALHA DE POESIA
16/09 | 18h | Jardim | Livre | Gratuito
O slams são encontros de poesia falada e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e a desempenho.
 
MOSTRA DE CINEMA VIDEO MAPPING
16/09 | 18h às 02h | Jardim |Gratuito
 
NANDAIA COM GRUPO FLOR RIBEIRINHA (MT)
16/09 |20h | Jardim | Livre | Gratuito
Em suas apresentações traz ritmo contagiante, harmonizado e marcado pela batida da viola de cocho, do mocho e do ganzá. É dançado e cantado por homens, mulheres em fila ou roda formada por pares que cantam e batem palmas ao ritmo rápido e forte da música. O coro estridente e às vezes monótono é próprio da música ameríndia, com clara influência da música serena e melodiosa repleta de sentimento religioso dos colonizadores. O ritmo marcado por instrumentos de percussão é herança da música africana. A dança utilizada é o meio expressivo que usa o corpo como instrumento material vibrante e sonoro de construção de elementos simbólicos que traduzem sentido.
 
PERFORMANCE DE CHANDELLY KIDMAN
16/09 | 21h | Jardim | Gratuito
Embaixadora da Mademoeselle Drag Queen / Performer/ Brazilian Drag / Cerimonialista / Dancer/ Palestrante Skullshopbr Eugênio Fortes Forever Chic
 
GRUPO POWER HEELS (MT)
16/09 | 22h | Jardim | Livre | Gratuito
Há cerca de seis anos, o Stiletto se tornou uma dança requisitada no mundo pop. Criado por Dana Foglia, professora na Broadway Dance Center, esse estilo se propagou pelo charmoso detalhe de unir a dança urbana com o sexy salto alto, que há anos já era utilizado em classes de Jazz. "O Stiletto visa trabalhar as linhas do corpo e técnicas como equilíbrio, postura, confiança, maturidade e clareza dos movimentos, entre outros benefícios que a dança trás, como coordenação, concentração e fortalecimento do corpo". O grupo Power Heels vem trabalhando com essa técnica há dois anos em Cuiabá com apresentações em todo estado.
 
RODA DE SAMBA
16/09 |22h30 | Jardim | Gratuito
Deize Águena e convidados
 
SHOW MUSICAL COM DELIVERY BIG BAND (MT)
16/09 | 23h30 | Jardim | Gratuito
Delivery Big Band é um grupo formado por músicos de grande expressividade na cena musical Mato-grossense e tem como principal objetivo, "entregar" a população música predominantemente instrumental. Com repertório eclético, traz ritmos oriundos do Jazz e da música brasileira, sempre com arranjos sofisticados e formação clássica de Big Band.
 
SHOW MUSICAL ¡TCHÁ POR DIOS! (MT)
17/09 | 00h30 | Jardim | Gratuito
¡Tchá por Dios! é uma banda cuiabana de músicas caribenhas e amazônicas. Surgiu em abril de 2017 com a intenção de apresentar ritmos dançantes oriundos da América Central, Caribe e da Região Amazônica, englobando a musicalidade do Norte do Brasil, Colômbia, Peru e Guianas. Fundada por André Coruja, músico e compositor nortista, ex-integrante e ex-produtor da banda de guitarrada La Pupuña, a banda ¡Tchá por Dios! traz no seu repertório gêneros como carimbó, guitarrada, cúmbia, tropipop, merengue, salsa e zouk.
 
EXECUTIVO DO PANDEIRO, COM SAMI TARIK (SP)
17/09 | 01h30 | Jardim | Gratuito
O multi-instrumentista Sami Tarik traz para o show "Executivo do Pandeiro" um repertório de composições autorais e músicas que marcaram sua identidade ao longo de sua trajetória musical. Músico versátil Sami começou sua trajetória acompanhando artistas populares como Khrystal, Xangai, Renato Braz, Joyce e Kátia de França. Atua também na área instrumental e como educador, sendo criador do Núcleo de percussão Kizambe e integrando as Gig's de Eduardo Taufic, Humberto Luiz e outros. Acompanham o artista os músicos Potiguares Jubileu Filho, Darlan Marley e Humberto Luiz.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet