Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

a sós

Ana Rafaela e João Reis lançam novo projeto com show intimista no Gabinete Antes do Café

Foto: Olhar Conceito

Ana Rafaela e João Reis

Ana Rafaela e João Reis

A cantora Ana Rafaela e o músico João Reis lançam na próxima segunda-feira (11) seu novo projeto, “A sós”, com um show intimista no Gabinete Antes do Café. Serão cerca de uma hora e vinte minutos de show, com vinte canções, dentre autorais e covers, feitos em dueto. A entrada custa R$35 e é preciso fazer reserva, pois o local é pequeno.

Leia também:
Gabinete une café, chapelaria, sebo, bar e galeria de arte em ambiente intimista em Cuiabá

Ana e João se conhecem há muitos anos. Os dois cresceram musicalmente juntos, e já se apresentaram em diversas ocasiões, mas esta será a primeira vez que fazem um show inteiro e pensado para ser a dois, e ‘a sós’.

“A nossa caminhada sempre foi muito junta. Ele participou do meu primeiro CD, eu participei do primeiro CD dele... Acho que nada mais justo do que a gente unir essas duas propostas artísticas num show mais íntimo”, contou Ana Rafaela ao Olhar Conceito, em uma entrevista feita no próprio Gabinete.

Foto: Olhar Conceito

Segundo a dupla, a ideia de fazer esse show era antiga, e há tempos eles observavam encontros de outros artistas que tinham como referência. É o caso, por exemplo, de Paula Mirhan e Demétrius Lulo e de Paulo Monarco e Dandara.

Mas o estopim veio quando Ana se mudou para São Paulo e a saudade do melhor amigo apertou. “E pra mim é essencial estar perto dele, eu acho que a presença dele... a gente é muito amigo. E a sonoridade que ele traz pra minha voz, com o violão e com a voz dele, também é muito importante na minha vida”.

Para João, o momento também é especial. “Esse é um momento também de a gente marcar uma nova fase na carreira dos dois. Como ela falou, ela participou do meu primeiro CD, que vou lançar em breve, meu primeiro trabalho... estou me inserindo no mercado musical, então é uma fase nova que vai começar. Ela foi pra São Paulo pra começar essa fase nova, então a gente decidiu: vamos fazer isso acontecer, e botar isso como projeto, dar continuidade, fazer esse projeto evoluir”.

A ideia dos dois é não estacionar nesta primeira apresentação. No entanto, ainda não existem outras datas. “Vamos ver o que funciona, o que não funciona, o que a gente pode acrescentar a partir desse show”, comenta o músico.

A sós



Ana Rafaela estourou na mídia quando participou, em 2012, do reality show musical ‘The Voice Brasil’. De lá para cá, cresceu aos poucos fazendo diversos shows pelo estado, sempre com um repertório eclético, mas com muitos covers. Agora, com o incentivo do amigo, a ideia é outra: focar no autoral.

“João sempre me disse isso, que eu tinha que focar nisso, que eu devia compor mais. E indo para São Paulo eu percebi que existem pessoas interessadas em ouvir sons novos. Eu acho que Cuiabá está cada vez mais se preparando pra isso”, comenta.

No ‘a sós’, até mesmo as músicas que não são autorais foram feitas com arranjos diferentes, para ficar mais ‘a cara’ da dupla. “É uma brincadeira que eu já faço no meu trabalho e que a Ana começou a fazer no trabalho dela também, que é juntar as nossas músicas com as músicas que a gente gosta de tocar, gosta de ouvir, dando pra essas músicas que a gente gosta uma carinha autoral, uma carinha nossa”, completa João.

Este formato, dos dois cantando juntos todas as músicas, foi apresentado apenas uma vez, quando abriram o show da Tetê Espíndola e Oswaldo Montenegro no Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães. “O público gostou muito, foi um dos shows que as pessoas mais me elogiaram na rua, falavam ó, muito bom aquele seu show em Chapada, aquele menino que toca com você toca muito bem. Então acho que isso foi um fogo que deu também pra que a gente apostasse nesse projeto”, conta Ana.

Show será no deck do Gabinete (Foto: Olhar Conceito)

Além disso, ela garante que este formato provoca generosidade e espontaneidade entre artistas e plateia, e entre os próprios artistas. “Eu sempre digo que música é generosidade, né? E poder fazer música com amigos, a música a gente sempre faz em conjunto, mas é muito bom dividir a atenção, sabe? E eu vejo essa proposta muito presente hoje”.

Dentre as músicas do repertório de ‘A sós’ estão “Pra Você Dar o Nome” e “Pensando Bem”, de Tó Brandileone, “Acontece”, de Ana Rafaela, “Tradução”, de João Reis, e diversas outras. O show será dividido em duas partes, para que, no intervalo, o público possa jantar.

No Gabinete Antes do Café, além de um cardápio especial, estão disponíveis drinks, taças de vinho e mais. O local, de Juliana Albernaz, 46, e Soraia Mourão, 54, (que é, inclusive, sogra de Ana Rafaela) une café, chapelaria, sebo, bar e galeria de arte. “Eu tenho uma história com a Ju e com a Soraia, que além de ser minha sogra, sempre consegue provocar nas pessoas uma sensação de conforto nos lugares que ela fez, que nós temos o exemplo da Casinha do Meio, e agora o Gabinete Antes do Café”, completa a cantora.

Serviço

A sós - Ana Rafaela e João Reis
Data: Segunda-feira, 11 de setembro
Horário: 19h
Local: Gabinete Antes do Café - Rua 24 de Outubro, 566 (Vila Maria)
Reservas: (65) 99223-0101
Entrada: R$35
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet