Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

flor de atalaia

Após muito esforço, grupo de Siriri consegue patrocínio e viaja para Festival de Dança Internacional

Foto: Da Assessoria

Após muito esforço, grupo de Siriri consegue patrocínio e viaja para Festival de Dança Internacional
O grupo de Siriri cuiabano ‘Flor de Atalaia’ viaja neste sábado (9) para o Rio Grande do Sul, para participar do ‘2º Festival Internacional do Folclore Mundo em Dança’. Os integrantes, todos adolescentes, vão levar ao Rio Grande do Sul a coreografia ‘Cuiabá: Morada do Ouro e do Sol’, depois de juntar dinheiro com diversas iniciativas e ter apoio de uma emenda parlamentar do Deputado Romoaldo Junior (PMDB).

Leia também:
Sem patrocínio, grupo de siriri pede ajuda para viajar para Festival de Dança Internacional

Foi no Parque Atalaia que, há quatro anos, Cristina Zuita decidiu fazer uma festa de aniversário com tema ‘Cuiabá’ e contratou um coreógrafo para aprender a dançar Siriri. Quem participou da brincadeira gostou tanto que quis continuar, e assim nasceu o grupo. Em maio de 2016, eles já tinham ido para um Festival no Rio de Janeiro, onde ganharam diversos prêmios.

Hoje o ‘Flor de Atalaia’ já tem três anos e nove meses, e embarca para seu terceiro festival. No entanto, nada nessa trajetória foi fácil. “Para ir, independente da emenda, o grupo se manteve com muita dificuldade. A princípio a gente fez vários festivais de pasteis, feijoada, juntou de cachê de apresentações. Mas teve mesmo o real “paitrocinio” e “mãetrocinio”, que mais uma vez que colaborou muito”, contou ao Olhar Conceito a presidente Cristina Zuita.

Cristina Zuita, idealizadora e presidente do grupo (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Mesmo com essas ações, o dinheiro ainda não era suficiente. “A gente protocolou o projeto e conseguimos, através dessa emenda complementar”, conta. “Ajudou a viabilizar figurinos e também oportunizar que alguns participantes que não pudessem pagar fossem também para o festival”.

O Flor de Atalaia fica no Rio Grande do Sul até o dia 18 de setembro, e vai realizar diversas apresentações. Todas, segundo Cristina, são somente de siriri. “O tema da nossa coreografia é ‘Cuiabá: Morada do Ouro e do Sol’. A gente está querendo valorizar esse que foi, a princípio, a descoberta e a vinda de pessoas para Cuiabá em busca do ouro, e que já não é o forte. E hoje, o grande reconhecimento que Cuiabá tem, por ser uma cidade calorosa, muito quente, que é o sol”.

No próximo mês, dia 9 de outubro, o grupo segue para outra empreitada, sua primeira internacional, no “7º Encontro Latinoamericano de Danças e Músicas Folclóricas”, na Argentina. “Isso é um sinal de que a gente esta fazendo um bom trabalho dentro da nossa comunidade, que é um trabalho sociocultural, em que a gente dá através da dança, da cultura, a oportunidade de ter contato com outras culturas, outros estados, outros países, e agregando mais valor para esses jovens”, finaliza a presidente. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet