Olhar Conceito

Sábado, 25 de novembro de 2017

Notícias / Turismo

Morro de São Jerônimo, Travessia da Casa do Morro e Circuito das Cachoeiras são fechados por incêndio

Da Redação - Isabela Mercuri

11 Set 2017 - 15:00

Foto: Luiz Gustavo Gonçalves

Incêndio em Chapada já tem cinco dias

Incêndio em Chapada já tem cinco dias

Três dos principais atrativos de Chapada dos Guimarães estão fechados para visitação em decorrência de um incêndio que atinge o Parque Nacional desde o último dia 7 de setembro, quinta-feira. O Morro de São Jerônimo, a Travessia da Casa do Morro e o Circuito das Cachoeiras estão impossibilitados de receber turistas. Todos os demais atrativos (Cidade de Pedra, Véu de Noiva, Cachoeirinha e Cachoeira dos Namorados e Rio Claro) continuam abertos.

Leia também:
Famílias participam de voo de balão em Chapada para ver condomínio Florais 'do alto'

Um grande incêndio atingiu o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães na última quinta-feira (7). O fogo começou em uma área de morros, de difícil acesso, entre o rio Coxipózinho e a comunidade São Jerônimo.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversdade (ICMBio), responsável pela administração do Parque, só na quinta-feira, feriado nacional, duas mil pessoas visitaram os atrativos da unidade de conservação. Além disso, nos outros dias do final de semana as reservas para visitas guiadas estavam esgotadas.

Algumas tiveram que ser canceladas, já que a visita ao Morro de São Jerônimo e a Travessia da Casa do Morro foram fechados no domingo (10). O circuito de cachoeiras, por sua vez, fechou nesta segunda (11).

Segunda vez

No final do mês de agosto, dia 22, outro incêndio também atingiu o Parque Nacional. Ele foi extinguido no dia 1 de setembro, sexta-feira, após trabalho em conjunto da brigada do ICMBio e o Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar (BEA-CBM/MT).

Ao todo, foram queimados 6.250 hectares, sendo 4.510 hectares na Área de Proteção Ambiental Estadual da Chapada dos Guimarães, 1.310 hectares fora de unidades de conservação, 225 hectares no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e 205 hectares na Área de Proteção Ambiental Aricá-Açu.

O incêndio que começou no dia 7 já atingiu aproximadamente 1.300 hectares do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. No domingo (10), por volta das 11 horas da manhã, o fogo alcançou o Morro São Jerônimo, atingindo toda a área do atrativo turístico.

O Parque

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, MT. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.

O ICMBio é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela administração, proteção e fiscalização das Unidades de Conservação da União.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet