Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

100 esportes

Publicitário de Cuiabá cria projeto para praticar 100 diferentes tipos de atividade física e divulga nas redes sociais

Foto: Divulgação

Publicitário de Cuiabá cria projeto para praticar 100 diferentes tipos de atividade física e divulga nas redes sociais
Depois de muitos anos apaixonado por atividades físicas, o publicitário Jociano Brait decidiu se desafiar como nunca antes: no último mês de junho, iniciou o projeto ‘100 esportes’, com o objetivo de praticar cem tipos de atividades físicas diferentes. Até agora, já foram 30, dentre eles até mesmo bullriding, montaria em touros.

Leia também:
AFC faz evento solidário com treino aberto e campeões de fisiculturismo
 
Jociano nasceu no Paraná, mas mora em Cuiabá há seis anos. Há cerca de quinze, morava em Rondônia, onde estudava jornalismo. “Esse projeto era, na verdade uma ideia para meu trabalho de final de curso, quando eu estudava jornalismo na Universidade Federal de Rondônia, em Vilhena. Como eu já gostava de esportes e atuava na área pensei em algo que unisse as duas coisas. A princípio seriam esquetes de TV, uma espécie de quadro sobre práticas de diferentes esportes. Desde então já tinha em mente o número 100”, contou ao Olhar Conceito.
 
A ideia ficou adormecida por muito tempo, até que, em 2015, ele rompeu o ligamento do joelho esquerdo, e teve que ficar diversos meses parado. “Comentei sobre esse projeto antigo com alguns colegas próximos e eles incentivaram. Então resolvi começar a usar as redes sociais para isso. As Redes Sociais também são meu campo de estudo e trabalho, sou formado em Marketing e, depois que sai do jornalismo, atuei em agências de publicidade em RO e MT. Sei da potência delas, e também imaginei que elas pudessem me auxiliar a me manter motivado com o projeto. Hoje é através das redes sociais que compartilho algumas coisas e aí vem o segundo motivo: descobri que posso inspirar pessoas também”.
 
O publicitário publica sobre quase todas as atividades que pratica, com foto e vídeo. Para isso, cada uma delas recebe um número em sua contagem, e ele usa uma hashtag quando publica, para não perder as contas. Até agora, os praticados foram:
 
Futebol de Campo,
Futsal (Futebol de Salão)
Basquete
Handebol
Voleibol
Volei de Praia (Areia)
Futebol de Areia
Bullriding
Street Running
Patins
E-Sports
Hiking
Tênis de Mesa
Airsoft
Bodysurf
Futebol Americano
Boxe
Jiu-Jitsu
Ice Skating (Patins no gelo)
Futevolei
Skate
Peteca
Bike (Wheeling Bike)
Natação
Tênis
Pesca Esportiva
CrossFit
LPO
Veloterra (Corrida de moto)
Kart (Corrida)
 
Nem todos esses, no entanto, foram nestes dois meses de projeto. “Até agora já pratiquei 30 esportes diferentes, contando com alguns que, infelizmente, não registrei em foto e vídeo. Mas, todos esses eu pretendo praticar novamente para deixar registrado. Só nesses dois meses e meio de projetos foram três novos: Jiu-Jitsu, Airsoft e Futevôlei”, explica.
 
Segundo Jociano, se adaptar às diferentes modalidades não tem sido um problema. O único que ele não voltaria a praticar, no entanto, é a montaria em touro (bullriding). “Não voltaria a praticar, pelo risco e porque hoje minha visão com relação aos animais é diferente. Os esportes que pratiquei apenas um ou dois dias são os que acabo evoluindo menos. Fico ansioso para praticar modalidades como o bodysurf e a patinação no gelo, por exemplo. Não são coisas de fácil acesso para quem mora em Cuiabá”.
 
Não existe um prazo para que ele termine sua lista de cem atividades. “No fundo, não tenho uma meta, até porque eu tomo cuidado para não praticar muitas coisas logo. Mas eu sei que levarão alguns anos provavelmente. Não tenho estimativa mesmo. Mas penso que se acabar antes dos 40 é um bom número. Poderei fazer novos planos depois disso”.
 
Mesmo depois de completar o desafio, no entanto, Jociano não pretende se ‘aposentar’ dos exercícios.  “Eu não pretendo parar nunca de fazer atividades físicas e esportes diferentes. Quando chegar ao 100, e sei que vai chegar, talvez eu crie uma nova meta, talvez eu descubra uma modalidade nova pra me dedicar mais. O importante é nunca parar. Sempre respeitando o seu corpo e o seu limite”.
 
Por agora, o objetivo é continuar conhecendo novas formas de se exercitar e se divertir, e, de bônus, ainda influenciar as pessoas. “Eu sempre que posso incentivo minha esposa, minha família, amigos... Qualquer pessoa que vier conversar comigo eu defendo a prática esportiva como um benefício para várias coisas, sejam físicas ou mentais. Quando você encontra aquilo que você gosta de praticar, você perde a preguiça, quebra preconceitos, sente-se melhor”, finaliza. O publicitário ainda deixa sua máxima: “Vou praticar 100 esportes diferentes, então você pode fazer pelo menos 1”.
 
Serviço
 
Conheça mais sobre o projeto no INSTAGRAM / FAN PAGE / YOUTUBE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet