Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

em Cuiabá

'Mães pela Diversidade' vão abrir a Parada LGBT lutando pelos direitos de seus filhos

Foto: Reprodução / Facebook

Grupo Mães pela Diversidade de Mato Grosso

Grupo Mães pela Diversidade de Mato Grosso

A 15ª Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá acontece na próxima sexta-feira (22), a partir das 14h, e um dos coletivos que participa, lutando também pela premissa ‘Estado Laico e Cidadania – direito de todas e todos’ é o Mães Pela Diversidade. O grupo, que surgiu há mais de dois anos, já está presente em mais de 16 estados do país.

Leia também:
Parada da Diversidade pede 'Estado Laico', além de direitos e políticas públicas para LGBTs

Em Cuiabá, a coordenadora do coletivo é Josiane Marconi. Nascida em Niterói, Rio de Janeiro, ela vive na capital de MT há quinze anos, é especialista em Gênero e Diversidade na Escola e mestre em Antropologia Social.

“Milito na causa LGBT desde 2014. Estudo Gênero e Sexualidade desde 2012”, conta a coordenadora ao Olhar Conceito. Josi tem três filhos, sendo uma lésbica (foto), e uma ‘filha postiça’ bissexual. “Lidamos muito bem, porque não tem motivo para ser diferente. Uma das minhas filhas tem oito anos e convive muito bem entre as pessoas LGBT. Esse é o segundo ano dela na parada. Ela adora, e briga feio com quem fizer comentários de LGBTfobia perto dela. Ter uma forma diferente de amar não é problema. Problemas são as formas de ódio que estamos vendo por aí”, garante.

O ‘Mães pela Diversidade’ surgiu em São Paulo, como um movimento político que luta pela garantia de direitos civis aos LGBTs. Com o tempo, no entanto, se tornou também um espaço de acolhimento e informação para pais e mães de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. “Somos mães, principalmente, e pais de pessoas LGBT. Lutamos contra a LFBTfobia. Estamos articuladas para mostrar à sociedade que uma família com pessoas LGBT é uma família como outra qualquer, e que o amor vence preconceitos”, explica Josi.

Segundo a coordenadora, é principalmente via Página do Facebook que o grupo ajuda outras mães e pais que buscam informações ou que querem desabafar. “Quando uma mãe tem ao seu lado outras mães que passam ou passaram pelos mesmos medos e dúvidas de se ter um LGBT na família, fica mais fácil”, garante.

Apesar de já estar em seus segundo ano em Mato Grosso, por aqui o grupo ainda é tímido. Segundo a coordenadora, uma das justificativas é o conservadorismo ainda pungente no estado. “Mesmo as famílias que aceitam seu LGBTs, não saem do armário”.

O ‘Mães pela Diversidade’ é um dos grupos organizadores da 15ª Parada LGBT, e será o primeiro a ‘abrir caminho’ para a parada passar, com o lema “Tire seu preconceito do caminho, que vamos passar com nosso amor”.

“O lugar onde a pessoa LGBT sofre a primeira agressão é em sua casa, em sua família. Por desconhecimento do que é ser uma pessoa LGBT, e por conceitos trazidos do século XVIII atrelados a moral cristã vitoriana. Ajudar as famílias a reencontrar o amor que os une, o respeito. e trazer conhecimento a essas pessoas é maravilhoso. Trocar experiências, medos, angústias, dúvidas. Isso que fazemos nas reuniões. E lutamos contra a homofobia nos colegiados e conselhos onde temos cadeira. Não queremos nenhum direito a mais para nossos filhos. se todos não tem direito, nenhum tem direito”, finaliza Josiane. 

Serviço

Conheça mais sobre o coletivo na FAN PAGE e YOUTUBE

15ª Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá                                                                   
Data: 22 de setembro, quinta-feira – Concentração às 14h
Local da concentração: Praça Ipiranga
Final da manifestação: Orla do Porto
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet