Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

convidados especiais

Concertos de setembro da OEMT tem peças de Pixinguinha, Vinícius de Moraes, Toquinho e Milton Nascimento

Foto: Reprodução / Ilustração

Carlos Malta é o solista convidado

Carlos Malta é o solista convidado

Os Concertos Oficiais de setembro da Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT) acontecem no próximo sábado (23) e domingo (24) no Cine Teatro de Cuiabá. Com programação especial, a apresentação acontece sob a regência do maestro Avandro Matté, titular da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e tem como convidado o multi-instrumentista Carlos Malta. Além disso, o repertório traz peças de Pixinguinha, Vinícius de Moraes, Toquinho, Edu Lobo e Milton Nascimento.

Leia também:
Orquestra da UFMT e jovens solistas se apresentam em concerto no domingo

O concerto será aberto com a peça “Variações sobre um tema de Tchaikovsky”, Op. 35. A música é uma composição de Anton Arensky, russo admirador de Tchaikovsky, em quem se inspirou para criá-la.

O repertório de Carlos Malta, que entra logo em seguida, será dedicado à família das madeiras, composta pela flauta em C, flauta baixo, clarone, sax soprano, sax tenor e pífano. Consolidado como uma das referências mundiais em sopro, o músico explora possibilidades e timbres de diversos instrumentos.

Malta é, também, aclamado pela crítica, e traz na bagagem uma indicação ao Grammy Latino pelo álbum ‘Carlos Malta & Pife Muderno’. Além disso, flerta com gêneros como jazz e choro, e executa instrumentos étnicos de várias origens, como as flautas chinesas (Di-Zi), japonesas (shakuhachi), indígenas e o pife brasileiro.

Com a OEMT, Carlos Malta fará releituras e também peças de sua autoria. Dentre as homenagens estão “Lamentos”, “Dininha”e “Carinhoso”, compostas por Pixinguinha, que completaria em 2017 120 anos de nascimento. É neste ano, também, que a canção ‘Carinhoso’ completa 100 anos de composição.

Outras músicas apresentadas em seguida serão “Cais”, de Milton Nascimento e “Beatriz”, de Edu Lobo, além de “Canto de Oxum”, de Sophia de Mello Breyner, Toquinho e Vinicius de Moraes. De composição própria, Malta apresenta “Suite Pifemuderna”, “Tupyzinho”, “O trem”, “Lá no Suzano”, “Luz da Lua”, “Sou sim/ Soul sin” e “Espokando”.

Maestro

Diferente dos outros concertos, desta vez a OEMT será regida por um maestro convidado. Evandro Matté, regente oficial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, é também diretor artístico do Festival Internacional Sesc De Música, que é realizado anualmente em Pelotas, desde 2011, e, desde 2007, regente da Orquestra Unisinos Anchieta, onde também coordena o projeto social Vida Com Arte.

Matté teve seu primeiro contato com música aos sete anos de idade com a ‘Banda Marcial’ do colégio, em Caxias do Sul, onde tocava trompete. Aos quinze, passou a integrar a Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul, e dois anos depois começou a cursar Engenharia Civil e a Escola De Música Da Orquestra Sinfônica De Porto Alegre (OSPA) ao mesmo tempo.

Aos 19, assumiu a cadeira de trompetista que ocupa até hoje na Orquestra Sinfônica De Porto Alegre. Depois de graduar-se em Música pela Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul (UFGRS), fez especializações na University Of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire De Bordeaux (França). 

Serviço

Orquestra de Mato Grosso recebe Carlos Malta
Dias 23 e 24 de setembro
No Cine Teatro Cuiabá, sempre às 20h
Ingressos disponíveis pelo site www.ingressosmt.com.br ou na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá (na semana do concerto)
Valores R$20 e R$10
Informações 65 3027-1824
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet