Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

nesta quarta

Casa de Cultura Silva Freire faz lançamento com programação em escola municipal

Foto: Reprodução / Ilustração

Silva Freire

Silva Freire

Uma extensa programação de lançamento do Ponto de Cultura Casa Silva Freire começou às 7h da manhã desta quarta-feira (20) na escola municipal homônima, localizada no bairro Itapajé, em Cuiabá. O local foi eleito como Ponto de Cultura a partir de um edital da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e do Ministério da Cultura (MinC).

Leia também:
Entidades de Pontos de Cultura assinam termo de compromisso com governador e secretário

Esta é a primeira ação do Ponto de Cultura, que se divide entre esta quarta (20) e o próximo sábado (23), com apresentações musicais, leituras de poemas, e diversas oficinas.

Benedito Sant’anna da Silva Freire, ou ‘Bugrinho’, como mais tarde ficou conhecido, morava no Largo da Mandioca, foi um poeta que versou sobre Cuiabá e sobre ser cuiabano. Mesmo após sua morte, a obra permanece viva e dando frutos pela cidade.

De acordo com a assessoria, as oficinas que compõem a programação são chamadas de “Ideias Pipocas – Arte e Literatura”, e na mesma data são comemorados 20 anos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Silva Freire, nome de patrono escolhido pela própria comunidade escolar.

Larissa Spinelli, diretora da Casa de Cultura Silva Freire, explica que as oficinas buscam implantar o Projeto Político Pedagógico no eixo ‘Artes como propulsora do currículo’ e para o fortalecimento da Proposta Pedagógica “Bugrinho, Rondon e nós: sonho que se sonha junto desde Mimoso”.

Após as oficinas, os alunos levarão seus resultados e produções na 3ª edição do Arte e Cultura na Mandioca, evento também promovido pela CCSF junto com a Bendito Mercado Ateliê e o Gran Bazar PAC no dia 9 de dezembro.

Todas as oficinas deste lançamento surgiram em parceria com os professores da escola, que desenvolvem um trabalho em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/Instituto de Educação) da UFMT há alguns anos. Foi pela semelhança entre o projeto do grupo e da escola com os objetivos da Casa de Cultura que a EMEB foi escolhida como local de lançamento.
 
Veja a programação:

Dia 20
7h Abertura
7h10 Biografia de Silva Freire (versão crianças)
7h15 Poema LARISSA
7h20 Apresentação musical
7h25 Encaminhamento para as oficinas
9h Intervalo
11h Encerramento das oficinas
Almoço
13h Abertura
13h10 Biografia de Silva Freire (versão crianças)
13h15 Poema LARISSA
13h20 Apresentação musical
13h25 Encaminhamento para as oficinas
15h Intervalo
17h Encerramento das oficinas

Programação Oficinas dias 20 e 23

Local: EMEB Silva Freire
OFICINAS IDEIAS PIPOCAS – ARTE E LITERATURA
Oficina 1: Quebra-cabeça de Bugrinho
Horário: 7h às 11h e 13h às 17h

Para quem: Crianças de 04 a 05 anos da Educação Infantil
O que será feito: Quebra-cabeças gigantes inspirados nas imagens da narrativa “Bugrinho que Menino é esse?”.  A oficina será ministrada por professores da Emeb Silva Freire.
Oficina 2: Teatro “Bugrinho, Rondon e Nós”
Horário: 7h às 11h e 13h às 17h

Para quem: Crianças de 06 anos do 1º ano do Ensino Fundamental
O que será feito: Cenários e figurinos para apresentação teatral a partir de trechos escolhidos da narrativa “Bugrinho, Rondon e nós: sonho que se sonha junto desde Mimoso”. A oficina será ministrada por professores da Emeb Silva Freire.
Oficina 3: Criação musical – Desvendando Sons na poesia de Silva Freire
Horário: 7h às 11h e 13h às 17h

Para quem: Crianças de 07 anos do 2º ano do Ensino Fundamental
O que será feito: vivência musical através de experimentações inspiradas no poema “Rondon: Silêncio Orgânico de Flores”, do poeta Silva Freire. A oficina será ministrada pelos artistas Estela Ceregatti e John Stuart do Projeto Ponto de Cultura Casa Silva Freire.
Oficina 4: Produção de Jornal e entrevistas
Horário: 7h às 11h e 13h às 17h

Para quem: Crianças de 08 anos do 3º ano do Ensino Fundamental
O que será feito: entrevistas e confecção de jornais sendo as crianças entrevistadores e entrevistados. A oficina será ministrada por professores da Emeb Silva Freire.
Oficina 5: O olhar audiovisual na poesia de Silva Freire
Horário: 7h às 11h

Para quem: Adultos da comunidade
O que faremos: experimentações audiovisuais com criação e captação de imagens inspiradas no poema “Rondon: Silêncio Orgânico de Flores”. A oficina será ministrada pelas cineastas Juliana Segóvia e Neriely Dantas, do Projeto Ponto de Cultura Casa Silva Freire.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet