Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

veja programação completa

Congresso de gastronomia em Cuiabá terá oficinas com Dona Eulália, Bela Gil, Carole Crema e mais

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Congresso de gastronomia em Cuiabá terá oficinas com Dona Eulália, Bela Gil, Carole Crema e mais
O Congresso de Gastronomia ‘Pantanal Cozinha Brasil’ foi lançado na manhã da última terça-feira (19), em um evento que reuniu imprensa, chefs de cozinha e influenciadores digitais no Hotel Sesc Porto Cercado. Com o tema ‘Cultura, prazer e saúde: as tendências da gastronomia’, o pequi como ingrediente do ano e Dona Eulália como homenageada, o evento acontece de 9 a 11 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal e nas instituições de ensino Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e Universidade de Cuiabá (Unic). Participam da programação 31 chefs regionais e quatro nacionais, dentre eles Bela Gil, Carole Crema e Manu Buffara.

Leia também:
Congresso de gastronomia em Cuiabá terá palestras com Bela Gil e Carole Crema; Dona Eulália será homenageada

Um dos organizadores do evento é o professor de gastronomia João Carlos Caldeira. Formado em economia, ele é também administrador de turismo e gastronomia e ‘food hunter’ do website nacional Destemperados. Segundo João, dentre os objetivos do evento estão: conectar pessoas, saberes e produtos, difundir e valorizar a cultura alimentar de Mato Grosso, incentivar a pesquisa de produtos e hábitos alimentares regionais, promover o empreendedorismo, divulgar o intercâmbio de novas técnicas e tendências nacionais nos segmentos de alimentos e bebidas, contribuir com a saúde e o bem-estar das pessoas através da alimentação.


“A comida é a maior rede social do mundo. Quem fala isso é o Alex Atala, não sou eu. E eu realmente acredito. A gente fala hoje em redes sociais, em Instagram, Facebook,  a comida é a maior rede social do mundo. Existe alguém no planeta que não tenha contato com alimento? Nenhuma região do mundo. A gente pode sim se conectar com as pessoas através do alimento, através da comida. O primeiro ato de uma criança, de um bebê ao nascer, é levar ao peito, é alimentar. Então uma das primeiras atitudes do ser humano está ligada à alimentação”, afirmou o professor.

O Pantanal Cozinha Brasil terá, além das palestras e oficinas pagas, uma extensa programação gratuita para toda a população. Durante o evento, o Centro de Eventos do Pantanal vai receber, por exemplo, um ‘Fun Food Park’, com food trucks e food bikes da cidade vendendo seus pratos, um palco será instalado e terá shows de grupos e cantores regionais. O Sebrae, um dos parceiros do congresso, vai montar uma ‘cozinha show’, e haverá, ainda, estandes de expositores, espaço kids, empório do produtor, balcão de negócios, start up do SEBRAE e um espaço de turismo.

João Carlos Caldeira (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Direto)

Oficinas e palestras

No total, serão realizadas nove oficinas práticas, sendo quatro com harmonização de vinhos, nas instituições de ensino parceiras, treze palestras, dois workshops de panificação e um workshop especificamente sobre vinhos. As oficinas custam R$149, e as palestras custam R$90 por dia, sendo que estudantes e filiados à ABRASEL pagam 50% do valor.

Apesar de ser um evento dedicado à culinária e à gastronomia local – e, por isso, 31 dos palestrantes são regionais – o Congresso também traz alguns convidados ‘âncoras’. “A gente precisa trazer outros nomes para conhecer nossa cultura, e levar um pouco da nossa cultura pro resto do país”, garante Caldeira.

Dentre estes nomes, estão Manu Buffara, que é tida hoje como uma das cinco melhores chefs do país. “Eu estive recentemente no restaurante dela em Curitiba, e ela desenvolve trabalhos de aproximação com produtores, com utilização de ingredientes locais, regionais, tem um trabalho incrível”, comenta o professor. Manu ministra a palestra magna “Tradição e inovação: a cozinha nua e crua de Manu”, às 19h30 do dia 9 de outubro, segunda-feira, e a oficina “Cozinhando com a terra: conceito, ingredientes e sustentabilidade”, às 10h da manhã do dia 10, terça-feira, no Univag. Esta oficina terá harmonização com os vinhos do Big Lar.

Outra convidada é a confeiteira Carole Crema, que participa do programa ‘Que Seja Doce’, da GNT. Carole ministra a palestra ‘Viagem ao mundo encantado da confeitaria brasileira’ às 20h30 do dia 9, segunda-feira, e a oficina ‘Que seja doce!’, na Unic, às 9h da manhã do mesmo dia. Esta oficina também será harmonizada com os vinhos do Big Lar.

Por fim, a controversa Bela Gil, que tem os três livros de culinária mais vendidos do Brasil e dois programas no canal GNT, fecha o evento com a palestra ‘Comportamento sustentável através da alimentação saudável’, às 19h30 do dia 11 de outubro, quarta-feira, no Centro de Eventos do Pantanal, e a oficina ‘O Brasil pelas mãos de Bela Gil’, às 10h do mesmo dia, no Univag.  

Toda a programação do evento pode ser acessada pelo SITE, onde também se pode fazer as inscrições para as palestras e oficinas.

Serviço

Pantanal Cozinha Brasil
Data: 9 a 11 de outubro (segunda a quarta-feira)
Ver locais e programação AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet