Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

apoio do estado

Festival de dança acontece neste final de semana com palestras, cursos e apresentações

Foto: Reprodução / Ilustração

Festival de dança acontece neste final de semana com palestras, cursos e apresentações
O Festival mato-grossense Encontro da Dança começa nesta sexta-feira (22) e segue até domingo (24) em Cuiabá. A programação terá desde palestras, mesas redondas e cursos até apresentações de coreografias, tanto na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) quanto na escola Ópera Ballet.

Leia também:
Cine Teatro inaugura sala para espetáculos com peças e curta-metragem; veja programação

Esta é a 11ª edição do evento, que tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT). Dentre as mesas redondas, está programada uma que tem como tema a criação de um sindicato de profissionais da dança no Estado, políticas públicas para o setor, fórum municipal e regulamentação da profissão. A mesa acontece às 14h desta sexta (22), e terá a presença de Denise Acquarone, representante institucional e política do Conselho Brasileiro da Dança e Elisabete Spinelli, vice-presidente do Sindicato de Profissionais da Dança do Rio de Janeiro.

Às 18h, também na sexta, com Janne Ruth, delegada regional do Ceará junto ao Conselho Brasileiro da Dança estará presente na palestra “Arte e Construção da Cidadania”, que vai abordar temas como o Festival Cearense de Hip Hop, o Festival do CBDD em Fortaleza e o Projeto Vila Cultural.

Tanto no sábado (23) quanto no domingo (24), sempre após as 19h, acontecem apresentações de coreografias de balé clássico de repertório, dança contemporânea, dança do ventre, balé clássico livre, jazz dance, dança de rua e dança de salão, no Teatro da UFMT.

Também sábado e domingo, mas a partir das 8h da manhã na Ópera Ballet, serão oferecidos cursos de dança com professores convidados como Gisela Vaz, presidente do Conselho Brasileiro da Dança (balé clássico), Tindaro Silvano (técnicas mistas) e Fabiano Lima (dança contemporânea).

No último dia, domingo, às 14h, haverá uma mesa redonda sobre o mercado da dança com a participação de Edézio Paz, da Revista da Dança e RCV, do Rio de Janeiro, Neide Garrido, delegada de Mato Grosso do Sul, e organizadora de um grande evento do segmento da dança e ainda Maximiniano Ferraz de Almeida, produtor cultural e músico profissional na mediação. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet