Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Amiguinhos em Ação

Governo distribui gibi sobre história e cultura de Mato Grosso nas escolas e Caravana da Transformação

Foto: Reprodução / Ilustração

Governo distribui gibi sobre história e cultura de Mato Grosso nas escolas e Caravana da Transformação
Um gibi que fala sobre aspectos históricos e culturais do estado foi lançado na última edição da Caravana da Transformação, em Juína (732 km ao norte de Cuiabá), que aconteceu entre os dias 19 e 23 de setembro. Criado pelo Gabinete de Comunicação do Governo do Estado, a revista em quadrinhos ‘Amiguinhos em Ação’ tem por objetivo oferecer aos leitores uma visão ampla e atual de temas sociais, ambientais e culturais, colaborando para a formação de cidadãos mais conscientes.

Leia também:
Inscrições para utilizar o Cine Teatro em 2018 acabam na próxima quarta-feira

A revistinha será distribuída para crianças e adolescentes que participam de ações do governo, como a Caravana da Transformação, bem como aos alunos da rede estadual de ensino público. ”Diante da carência de elementos do universo da fantasia com identidade cultural legitimamente mato-grossense, criamos esta ferramenta, que possibilitará uma série de desdobramentos positivos e adequações aos mais diversos momentos e oportunidades de comunicação, do período de combate às queimadas ao período de combate ao mosquito da dengue, do Natal ao Dia das Crianças, da Volta às Aulas ao Aniversário de Mato Grosso, entre outras possíveis aplicações”, explica um dos autores do projeto.

De acordo com a assessoria, o gibi une aspectos históricos e culturais do Estado e quer conscientizar o público infanto-juvenil sobre questões como a sustentabilidade, a solidariedade, o trabalho voluntário e o protagonismo social.

Participam da história cinco personagens, que tem como missão representar com fidelidade a diversidade étnico-cultural que formou a população do estado: Cauã lembra as origens indígenas de grande parte da população mato-grossense; Davi, descrito como um ‘garoto esperto’, representa as pessoas com deficiência (PCD). Juninho é o líder e o esportista da turma, enquanto Malú é a tradução perfeita da adolescente extrovertida, que adora tirar muitas selfies. Tininha, sempre bem-informada e inteligente, completa o grupo.

Segundo organizadores, a receptividade foi positiva. “O gibi é legal, é rápido, é divertido, e fala de coisas que vão influenciar no nosso futuro, como o meio ambiente, e da importância de cuidar dele”, disse Ana Paula Valente da Silva, 16 anos, uma das alunas a visitar a Caravana, após receber o gibi em mãos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet