Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Setembro Dourado

Câncer infantojuvenil pode ser confundido com outras doenças; veja sintomas

Câncer infantojuvenil pode ser confundido com outras doenças; veja sintomas
A Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) realiza em parceria com outras instituições, as ações do Setembro Dourado, campanha voltada para o alerta sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Leia também:
Implantes hormonais para contracepção, menopausa e até endometriose são oferecidos em Hospital de Cuiabá

A campanha começou em 15 de agosto e vai até 15 de outubro, no entanto, os mecanismos de doação ficarão disponíveis após este período.

Segundo informa a diretoria da Associação das Crianças com Câncer (AACC-MT), o objetivo global da campanha é alertar para o diagnóstico precoce do câncer infantil, informando as famílias dos sintomas mais comuns que surgem na infância e na adolescência.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes, de 1 a 19 anos no Brasil.

Oncologistas pediátricos apontam que faltam exames preventivos de fácil acesso no Sistema Único de Saúde (SUS) e a falta de percepção dos sinais da doença são fatores que contribuem para o agravamento dos casos.  O câncer infantojuvenil é fácil de ser confundido com outras doenças comuns à infância, por isso, o cuidado e a atenção deverão ser reforçados.

Características como palidez progressiva, dor óssea nas articulações, inchaço que provocam dificuldades de andar, manchas roxas ou sangramentos em locais que não são de traumas - principalmente nos membros inferiores e superiores -, e febre prolongada sem foco são sintomas que devem ser observados.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no país este ano de 2017. Em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Ação Infância e Vida

Paralelo ao Setembro Dourado acontece a Ação Infância e Vida, uma parceria entre o Banco do Brasil e a CONIACC. A campanha, que está no terceiro ano, também visa divulgar informações sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e seu diagnóstico precoce. Tem ainda como propósito arrecadar doações para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer em todas as regiões do Brasil.

Doações

As doações para a Ação Infância e Vida podem ser feitas por meio da troca de pontos Dotz, Ponto pra Você e Ponto pra sua Empresa – através da Livelo – e Smiles.Podem também ser de qualquer valor, através da conta da CONIACC no BB –Agência: 2870-3 – Conta Corrente: 33.000-0.

Com exceção da Smiles, que terá período determinado para doações em dois meses, as outras unidades continuarão disponíveis após 15 de outubro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet