Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

turismo sem fronteiras

FIT Pantanal 2018 é lançada em São Paulo; edição vai focar nos turistas sulamericanos

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Lançamento aconteceu na 45ª ABAV Expo

Lançamento aconteceu na 45ª ABAV Expo



Com foco nos turistas de países vizinhos, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2018) acontece em Cuiabá nos dias 3 a 6 de maio de 2018, no Centro de Eventos do Pantanal. A terceira edição da feira foi lançada na tarde desta quinta-feira (28), no auditório do Ministério do Turismo, dentro da 45ª ABAV Expo, em São Paulo.

Leia também:
Mais ‘família’ e sustentável, pesca esportiva alavanca turismo e será um dos destaques da FIT Pantanal

O tema de 2018 será “Turismo sem Fronteiras e a integração da América do Sul”, com o objetivo de atrair, principalmente, visitantes oriundos de países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Paraguai, dentre outros. “Ela será a terceira edição, acontece em Cuiabá e tem uma parceria muito grane do trade, com o governo de estado de Mato Grosso, a participação do Ministério do Turismo, da Embratur, a e todas as entidades que tem nos prestigiado”, apresentou Jaime Okamura, presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur).

Jaime Okamura (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

O lançamento da FIT na feira da Abav contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário adjunto de turismo do Maranhão, Hugo Veiga, o Superintendente de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, James Possapp,o presidente eleito da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis, Manoel Cardoso Linhares, e o governador do estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

Reinaldo Azambuja (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

“É uma alegria estarmos juntos aqui hoje, porque o que separou os dois estados foi só uma lei complementar , que neste ano completa 40 anos, dia 11 de outubro. Mas a nossa história nunca se divide, é uma história única, de estados que vem se transformando no celeiro do Brasil”, comentou o governador. “Eu não tenho duvida que somos, do Centro Oeste, os estados que mais produzem alimentos pro nosso país. E que se desenvolveu economicamente, uma economia forte. No Valor Econômico foi divulgado agora que o PIB de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul cresce praticamente a 8 vezes a mais do que o PIB nacional. Isso é o crescimento, mas não é só economia, é principalmente as belezas. Ali nós temos um dos biomas mais conservados do mundo que é o Pantanal, e que é composto pelos dois estados”.

Quem também esteve presente no lançamento foi a diretora do Departamento de Produtos e Destinos da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Teté Bezerra, que garantiu todo o apoio do Ministério do Turismo à Feira. “Mato Grosso tem um grande bioma que pode oferecer duas atividades econômicas. Uma atividade econômica é a agropecuária, o gado extensivo, e que os moradores daquela região tem como essa principal atividade econômica. A segunda atividade econômica possível no Pantanal, sem agredir o meio ambiente, esse patrimônio que todos nós queremos que seja preservado, é o turismo”, comentou.

Teté Bezerra (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

“Este ano, 2018, ela [a FIT] vem com inovações  no sentido de que possamos também estar convidando esses países que são vizinhos. Segundo dado da Organização Mundial do Turismo, um percentual enorme de visitas e viagens internacionais se faz principalmente em países vizinhos. E aqui se mostrou a quantidade imensa de países que estão muito próximos da gente. Então queremos, com essa FIT, também mostrar esse grande potencial econômico que temos”.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso/Sindetur, Oiran Gutierrez, que não pode estar presente no evento, esta é uma forma de recuperar este público. No entanto, é preciso, primeiro, prestar atenção no aeroporto. "O propósito da FIT é a gente divulgar pros países latinos, principalmente esses das fronteiras, ou seja, Chile, Argentina, Paraguai, Peru... nós temos que fazer essa retomada principalmente com a internacionalização de fato e de direito do nosso aeroporto", afirmou. 

O secretário adjunto de turismo de Mato Grosso, Luiz Carlos Nigro, se mostrou contente com o resultado do lançamento. “Nós temos um trabalho gigantesco de divulgar o pantanal mato-grossense, o carro-chefe do turismo brasileiro, e com certeza faremos isso com o apoio do nosso governador Pedro Taques e do governador Azambuja. Estamos aguardando ansiosos todos vocês na FIT Pantanal 2018, onde nós focaremos no turismo sem fronteiras, a integração sul-americana”, convidou. 

A 45 ABAV Expo acontece ao mesmo tempo que a 48 edição do Encontro Comercial Braztoa, na Expo Center Norte, em São Paulo, até a próxima sexta-feira (29). A expectativa é que, até o final, passem pela feira cerca de 28 mil pessoas.
 
*O Olhar Direto viajou para a ABAV a convite da própria associação.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet