Olhar Conceito

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Turismo

turismo biográfico

Roteiro leva turistas para happy hour dentro da mansão onde viveu Elis Regina e Bôscoli

Foto: Nelson Kon / Divulgação

Casa de Elis no Rio de Janeiro

Casa de Elis no Rio de Janeiro

Imagine poder passar uma tarde na casa onde viveu seu ídolo, e conhecer pessoalmente o que, antes, só se sabia por meio dos filmes, livros e histórias. Essa é a proposta do projeto ‘Bossa Sunset’, que leva fãs à mansão onde viveu Elis Regina e Ronaldo Bôscoli, na Avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro.

Leia também:
FIT Pantanal 2018 é lançada em São Paulo; edição vai focar nos turistas sulamericanos

 
O projeto é mais  um dos diversos roteiros que existem, pelo mundo, de turismo biográfico. Apresentado pelo turismólogo Fábio Tomaz durante uma palestra na 45 Feita de Turismo da ABAV, que aconteceu em São Paulo até a última sexta-feira (29), o nicho cresceu nos últimos anos e, segundo ele, apresenta uma grande oportunidade às agências de viagens.

Fábio Tomaz (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)
 
Fábio começou sua pesquisa a partir de uma experiência pessoal. “Eu sou fã da Madonna, e já viajei para vários lugares, principalmente quando ela está em turnê, em busca dela”, contou. Segundo o turismólogo, ele já chegou a visitar, por exemplo, a frente da casa onde ela mora em Nova York e um local onde foi gravado seu clipe, na Itália. Aos poucos, ele percebeu que não era o único.
 
“Percebi que existe muito este interesse do público pelo privado, ou seja, o interesse na vida pessoal dos ídolos, o que ajuda a criar roteiros motivados na biografia de grandes personalidades”. Dentre grandes nomes citados por Tomáz, estão Elvis Presley, Michael Jackson, Frida Kahlo, Nelson Mandela e, também, Elis Regina.


 
O projeto Bossa Sunset, na casa de Elis, foi criado por Isabella Cunha, responsável pelo ‘Mais Asas’, que cria experiências diferentes para turistas, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além de conhecer a casa de Elis, o visitante passa um final de tarde ouvindo as principais canções da Bossa Nova, em vinil, além de ouvir um bate papo sobre este universo, e experimentar algumas bebidas.
 
Outra experiência baseada na vida de um artista, que tem ganhado adeptos de todo o mundo, veio junto com o aplicativo Madiba’s Journey. Com ele, os fãs de Nelson Mandela podem conhecer 27 atrações turísticas da África do Sul inspiradas nele, uma para cada ano que ele passou atrás das grades como preso político.
 
Dentre os lugares sugeridos para visitação estão, por exemplo, a prisão Pollsmor, o Parlamento, o Edifício Mandela Rhodes, a Ilha de Robben, dentre outros. É possível, ainda, visualizar os pontos em um mapa no aplicativo, construir seu próprio itinerário e ouvir áudios explicativos em cada ponto.
 
Para os fãs e agentes, Fábio Tomaz explicou, em sua palestra, que hoje em dia não é difícil obter informações sobre esses roteiros. “Eles estão em matérias revistas, reportagens de jornais, em biografias. E os fãs-turistas não se importam em ir somente a lugares reconhecidos, como museus. A casa da pessoa, ou algum lugar que ela passou, ganha significado especial aos olhos deles”, garante.
 
A 45 ABAV Expo acontece ao mesmo tempo que a 48 edição do Encontro Comercial Braztoa, na Expo Center Norte, em São Paulo, até esta sexta-feira (29). A expectativa é que, até o final, passem pela feira cerca de 28 mil pessoas. A palestra de Fábio aconteceu na Vila do Saber, dentro da Feira. Para saber mais sobre seu trabalho, acesse o SITE / FAN PAGE / INSTAGRAM.
 
*O Olhar Direto viajou para a ABAV a convite da própria associação.    
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet