Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

EMPREENDEDORISMO

Após perder o emprego, mulher investe em Food Bike de salgados e doces caseiros

Foto: Reprodução

Karyna de Lima (à da esquerda) abriu negócio próprio e ajuda na renda da família

Karyna de Lima (à da esquerda) abriu negócio próprio e ajuda na renda da família

Funcionando há mais de um ano, o “Quitutes da Kah”, da Karyna de Lima Bezerra, expandiu sua produção artesanal e agora aposta no Food Bike. Apesar de ter sido demitida de um emprego fixo, a mulher de 32 anos conseguiu se estabilizar no mercado gastronômico e hoje mantém sua renda com a venda de salgados, sanduíches e doces caseiros.

Leia mais:
Contadora oferece café da manhã com buffet livre em ambiente familiar no quintal de casa

Karyna sempre foi uma entusiasta da culinária, preparando salgados e doces para os aniversários de seus três filhos. Inclusive, foi para a festa de um ano de sua filha mais nova, em 2013, que ela começou a ter seu primeiro contato com a venda de suas comidas.

Os bolos, como o de milho com goiabada, são os dos mais vendidos

“Comecei para juntar dinheiro para fazer o aniversário de 1 ano da minha filha, porque tenho duas filhas que fazem aniversário no mesmo mês, e queria fazer eles separados. Como eu mesma sempre fiz para eles as coisas, comecei a levar as comidas para vender em shoppings, na Assembléia Legislativa e outros órgãos”, conta.

A mulher também ajudava o marido, que tinha acabado de perder o emprego, a abrir um trailer de baguncinha – o Piquizão Lanches - no Centro Politico Administrativo (CPA) I. Ela conseguiu um emprego fixo posteriormente, trabalhando como auxiliar administrativa.

Mas ainda para complementar a renda da família, Karyna não deixou de atender as encomendas, tendo que se desdobrar para lidar com a correria da rotina - trabalhava até às 17 horas, ajudava o marido no trailer e passava a madrugada cozinhando, para vender no dia seguinte durante o horário de almoço.

As encomendas cresceram tanto, que chegou a ponto de suprir seu salário. Inclusive, quando houve corte de gastos na empresa e Karyna entrou na lista de demissão, a futura empreendedora não se deixou abalar, e pode dedicar seu tempo ao negócio próprio. “Hoje eu consigo mensalmente tirar três vezes mais que meu antigo salário fixo, que era só mesmo para ajudar em casa”, disse.

Food bike

Karyna investiu depois em uma Food Bike, estilizada pelo seu marido, e começou a participar de eventos e feiras. As receitas, de acordo com ela, são todas inspiradas na culinária de sua mãe, com algum toque seu para finalizar.

Pudim é um dos clássicos

“Costumo dizer que as receitas são um pouco raiz, porque muita coisa veio da minha mãe, que era aquela coisa que ela fazia na infância e todos gostavam, então baseio nas receitas dela. Quando tive oportunidade de crescer, alterei algumas coisas. Hoje o mundo é todo ‘gourmet’, então se você já colocar um pouco de Nutella, já dá uma diferenciada (risos)”, disse. Uma de suas receitas mais famosas é o tradicional pudim de leite, sem acréscimo algum.

Cardápio para todos os gostos

Questionada sobre seu menu, a empreendedora responde que tem mão cheia e cozinha de tudo: são tortas salgadas, sanduíches naturais e doces em geral, para todos os paladares. Para as datas comemorativas, sempre prepara algo especial, e está de olho nas tendências gastronômicas – como os “bolos vulcânicos”.

“Como o começo foi muito difícil, eu cansei de ouvir aquela frase ‘não tem o que eu queria’. Então comecei a trabalhar com quantidade de produtos. Tenho coxinha de morango, cones trufados, escondidinhos, pizza de brownies, tortas italianas, tortas salgadas e vários outros”.

“No Natal trabalhamos com panetones trufados. Páscoa e Natal são épocas marcantes, porque por meio delas consegui fazer muita coisa dentro de casa. Atendo a escolas com ovinhos para crianças até empresas, que compram panetones para dar aos funcionários no final do ano”, explica.

A próxima parada de sua Food Bike será na quarta-feira (11) na Feirinha Mistura Cuiabana, na Todimo Home Center, véspera de comemoração ao Dia das Crianças. Na quinta-feira (12), Karyna estará na Orla do Porto.

Encomendas podem ser feitas pelo telefone e WhatsApp (65) 9 9972-2932 ou pelo Instagram @quitutesdakah.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet