Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

projeto octo

Idosos de Cuiabá fazem polvos de crochê para acolher bebês prematuros do Júlio Muller

Foto: Bebê prematuro com polvo de crochê em UTI do hospital de Santa Maria, no DF (Foto: Matheus Oliveira/GDF/Divulgação)

Idosos de Cuiabá fazem polvos de crochê para acolher bebês prematuros do Júlio Muller
Promover acolhimento aos bebês internados na UTI neonatal do Hospital Universitário Júlio Muller: nisso que as idosas que se reúnem semanalmente no Sesc Porto, para convivência, pensaram ao decidir produzir 34 polvos de crochê que foram entregues à instituição.

Leia também:
Há dez anos, psicóloga se dedica a tratar pacientes com câncer por meio da arte
 
O projeto dos polvos de crochê, chamado ‘Projeto Octo’, foi criado na Dinamarca, em 2013, no Hospital Universitário de Aarthus, e desde então já foi implantado em diversos outros locais pelo mundo, como Inglaterra, Suécia, Noruega, Islândia, Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Itália e Brasil.
 
A ideia era de que eles acolhessem os bebês, já que os tentáculos se assemelham ao cordão umbilical da mãe, além de evitar que eles puxem a sonda e tubos instalados ou se choquem contra a parede da incubadora.
 
Em Cuiabá, Marli Uecker, do Banco de Leite do hospital explica que cada bebê na UTI terá o seu polvo. “Ele fica o dia todo com o bebê, principalmente quando a mãe tem que sair para trabalhar ou cuidar de outros filhos, e isso cria um vínculo afetivo”, explica. Depois que o bebê sai da UTI, leva o polvo. “Acreditamos que é bom para a criança e para os pais é um símbolo da vitória, do sucesso do tratamento”, complementa.
 
De acordo com a assessoria do Sesc, a ideia de criar os polvos veio da idosa Marlene Fonseca, que frequenta os encontros de convivência no Porto às sextas-feiras e desenvolve várias atividades manuais, como o crochê. “Vi no Youtube sobre essa ação e a equipe do Sesc gostou da ideia”, comenta.

 
A partir desta ideia, cerca de 30 mulheres começaram a produzir os brinquedos, durante os encontros. Além desta iniciativa, o Sesc Porto também é um ponto de arrecadação de vidros para armazenamento de  leite materno, sendo que qualquer pessoa pode levar um vidro limpo com tampa de plástica para as unidades do Sesc em Cuiabá, e todos os vidros são doados ao hospital.
 
Apesar de todas as inisciativas, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica informando que não há comprovação científica de que o polvo tenha algum efeito terapêutico. No entanto, muitos profissionais e mães percebem uma maior segurança e conforto às crianças.
 
O Sesc Porto oferece reuniões semanais com grupos de idosos, em que são oferecidas diversas atividades que despertam a vivência em comunidade e o protagonismo da pessoa idosa. Regularmente, a unidade promove encontros, reuniões,  bailes, saraus e feiras de manualidades para mostrar seus talentos.a
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet