Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

poeta e o garimpeiro

Espetáculo promove encontro entre poesia de Silva Freire e memórias de Sete Escamas

Foto: Da Assessoria

Espetáculo promove encontro entre poesia de Silva Freire e memórias de Sete Escamas
A poesia de Silva Freire e as memórias do garimpeiro Sete Escamas se encontram nesta sexta-feira (20) e sábado (21) por meio do espetáculo 'O Poeta e o Garimpeiro', que será encenado pelos atores da Cia de Teatro Cena Onze nos municípios de Primavera do Leste e Poxoréu, em parceria com a Orquestra de Viola desta cidade.

Leia também:
Musical “A Loja de Brinquedos Encantados” une personagens da Disney com obras internacionais
 
De acordo com a assessoria, o objetivo é resgatar a identidade mato-grossense, e por isso a companhia decidiu unir a poesia de Freire, que nasceu em Mimoso, e a música e dança de Poxoréu, cidade originalmente formada por garimpeiros vindos do nordeste do país.

"Para nós do Cena Onze essas apresentações são muitos importantes, pois tivemos que conhecer mais sobre a história da região para montar a peça, que é baseada nos contos de Silva Freira e sobre o garimpo naquele território. Os fatos contados no espetáculo são muito significativos, lidaremos com emoções de pessoas que verão suas vidas refletidas no teatro", comenta Flávio Ferreira, diretor do grupo teatral.
 
O encontro físico entre Silva Freire e Sete Escamas nunca aconteceu. A ideia do Cena Onze é promover este contato imaginário entre o ‘Poeta e o Garimpeiro’. Antônio Cândido da Silva, o Sete Escamas, viveu em Poxoréu nos anos 40, foi líder de confrontos armados contra capangas e guarnições. De garimpeiro a conciliador, usou sua fama de valentão para costurar a paz com as autoridades, além de ter sido comerciante, homem de “corpo fechado”,  rígido delegado e místico benzedeiro.

Benedito da Silva Freire, por sua vez, começou a trajetória como jornalista cultural,  e foi também líder estudantil, presidente da UNE, advogado criminalista, orador em tribunais de júri, um dos fundadores da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, perseguido político da ditadura militar,  membro da Academia Mato-Grossense de Letras, poeta da boemia, da irreverência e dos personagens da noite. 

As apresentações acontecem no Centro Cultural de Primavera do Leste (20) e na Quadra Centro Juvenil em Poxoréu (21), ambas às 20h. A entrada é gratuita.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet