Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Comportamento

CAMPANHA DO BEM

“Compro seu cabelo, pago bem”; conheça a campanha solidária em apoio à pacientes com câncer

“Compro seu cabelo, pago bem”; conheça a campanha solidária em apoio à pacientes com câncer
A mensagem “Compro seu cabelo, pago bem” está espalhada em 16 outdoors laranjas pelas principais ruas da capital mato-grossense. O link de um site, que também está escrito na imagem, já foi acessado mais de 4 mil vezes, e na verdade se trata de uma campanha de doação de cabelos, em busca de uma resposta: qual o preço da autoestima cultivada na forma de longos cabelos?

Leia mais:
Big Lar comemora 40 anos com campanha exaltando as diferenças entre as pessoas


O site da campanha mostra como um pequeno gesto de solidariedade pode ajudar a recuperar a autoestima de mulheres que sofrem com o tratamento contra o câncer.

"Meu nome é Cintia, tenho 37 anos e estou fazendo o tratamento. O primeiro efeito da quimioterapia é justamente a queda do cabelo. O meu cabelo começou a cair no Dia dos Pais. Foi um dia desesperador, aquilo ali pra mim. Meu mundo acabou... foi muito triste", conta o depoimento de uma das mulheres no vídeo de abertura da campanha "Cortes Diferentes" 2017, promovida pelo BigLar e desenvolvida pela Genius Publicidade.

"A proposta da campanha é despertar a curiosidade e, principalmente, a solidariedade", explica Marlon de Barros, diretor de criação da Agência Genius.  "A mensagem busca estimular as pessoas a compartilharem sua vaidade para aliviar a dor de mulheres em tratamento contra o câncer, doando um dos maiores símbolos da feminilidade, os próprios cabelos".

"Cortes Diferentes" visa arrecadar cabelos para confecção de perucas a serem destinadas a pacientes submetidos à quimioterapia. Em seu segundo ano, a campanha pretende ir além dos resultados alcançados em 2016, quando o BigLar arrecadou 270 mechas de cabelos. Todas doadas voluntariamente por pessoas que se sensibilizaram com o drama das mulheres que enfrentam a dura luta contra o câncer.

A doença, segundo a Organização Mundial de Saúde, faz mais de 1,7 milhão de vítimas todos anos, sendo a principal causa de óbito entre mulheres em idade fértil.

Participar da ação doando parte do seu cabelo é fácil, basta acessar o site da campanha ou visitar um dos salões parceiros: Nina Cabeleireiros, Belviso, La Provence, Condessa Corpo e Imagem, Studio 278, Studio LEBLŌ, Maison Visage e Paula Cabeleireiros.

Não é necessário doar todo o cabelo, e as mechas precisam ter no mínimo 15 centímetros de comprimento, sendo qualquer tipo de cabelo, inclusive os que já sofreram coloração ou outras alterações estéticas. 

Em 2016, mais de 200 mil pessoas foram impactadas pelas mídias sociais e 100 mil interagiram. A campanha "Cortes Diferentes", realizada pelo BigLar, impactou o crescimento das doações da ONG parceira - Rapunzel Solidária, que registrou um aumento de 54% no mês da campanha.

A ONG, com sede em São Paulo, é composta exclusivamente por voluntárias e é responsável por receber os cabelos doados nos salões e coletados pelo BigLar para confeccionar as perucas. Os cabelos são tecidos de forma artesanal e remontados em tela sobre tela uniformemente até que a base da peruca ganhe o formato de um cabelo natural.  Após esse processo, as perucas são enviadas às mulheres que lutam contra o câncer.

Este ano, além da abordagem inédita, a campanha também ganha novos parceiros, como o Hospital de Câncer de Mato Grosso, a quem será destinada parte das perucas.
A ação beneficia principalmente às mulheres de baixa renda, uma vez que uma peruca de cabelos naturais pode custar até dois mil reais, dependendo do comprimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet