Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

betit café

Comerciante abre café em homenagem à mãe para vender quitutes cuiabanos e tortas frias

Foto: Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Torta de lombinho com geleia de ameixa

Torta de lombinho com geleia de ameixa

Foi em homenagem à mãe que a cacerense Moema de Figueiredo, 55, nomeou seu novo espaço, ‘Betit Café’, inaugurado na Rua 24 de Outubro há cerca de um mês. Cansada de trabalhar no comércio de roupas, ela decidiu partir para a gastronomia, área em que sua genitora já trabalhava há algum tempo.

Leia também:
Curso de confeitaria vegana ensina a fazer brownies, trufas e até pão de queijo em Cuiabá

Tudo começou com Moema ajudando uma sobrinha. “Uma sobrinha minha falou, tia, onde eu compro torta fria? Porque eu fazia quando elas eram pequenas. Eu falei, ah, compra os ingredientes que eu faço pra você”, lembra. “Aí ela comprou e eu fiz quatro tortas pra ela levar pro chá de bebe da filha dela. Na hora que ela chegou lá com duas, ela ligou e falou: ‘tia, pelo amor de Deus, venha logo porque já comeram as duas tortas, adoraram e acabou. Traz logo as outras”.

Moema (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Chegando na festa, ela já pegou algumas encomendas para a semana seguinte. “Aí eu comecei, quarta-feira eu pegava encomenda, na quinta eu fazia e na sexta saía com um carrinho pra entregar as tortas”.

Biscoitinhos de Dona Beti (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Aos poucos, o número de clientes foi aumentando e a cozinha da casa de Moema ficou pequena. Ela decidiu montar uma somente para as tortas, e ficou grande só para elas. “Aí eu comecei a aprender as receitas de mamãe dos biscoitos. Falei, mãe, vou aprender porque isso tem que passar de geração para geração”.

Com pesquisa e aprendizado, Moema passou seis meses testando receitas diferentes e vendendo seus produtos, até que um dia ela levou os biscoitos para Creuza Medeiros, proprietária do Espaço Magnólia, experimentar. Ela adorou os biscoitos, Moema se encantou com o espaço, e a parceria surgiu, mesmo não estando dentro dos planos abrir uma loja física.

Ali, ficam à venda tanto as delícias de Dona Beti – mãe de Moema – como os francisquitos, casadinhos, palitinhos, bolo de arroz e de queijo, doces, como o de caju com rapadura, e rosquinhas cuiabanas, quanto as especialidades da empresária, as tortas frias, e delícias que entraram depois no cardápio como croque monsieur, tortas doces de abacaxi e morango, quiches, pastel assado, stick de tapioca com pimenta e o ‘Betit Nana’, com doce de banana, creme e suspiros.

Bolos de arroz e de queijo de Dona Beti (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Betit Nana (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Os sabores de tortas frias são os mais variados, como de lombinho com geleia de ameixa e creme de cream cheese, de frango com geleia de morango, o integral, com damasco e frango, os de salaminho, Parma ou vegetariano. Moema garante, ainda, que pode fazer de sabores específicos sob encomenda.

Torta de frango com geleira de morango (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

No Betit Café, que possui apenas duas mesas, o atendimento é aconchegante ‘como coração de mãe’, mas Moema garante que o lugar pode ser, também, um espaço apenas para buscar os produtos. A carta de bebidas ainda não é muito extensa, contém o expresso e o gourmet (mais fraco), mas o objetivo é aumentá-la.

Serviço 

Betit Café
Funcionamento: Segunda a sexta, das 14h às 19h
Sábados, das 8h às 17h
Local: Espaço Magnólia – Rua 24 de Outubro, 937
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet