Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

outubro rosa

Assembleia promove campanha para arrecadar lenços para mulheres vítimas de câncer de mama

Foto: Reprodução / Ilustração

Assembleia promove campanha para arrecadar lenços para mulheres vítimas de câncer de mama
O mês de outubro já está quase no final, mas ainda dá tempo de ajudar e chamar a atenção para o câncer de mama, doença que matou 14.786 pessoas em 2014. Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a ação ‘doe lenços’ segue até esta sexta-feira (27), com o objetivo de auxiliar no processo de autoimagem das mulheres submetidas à quimioterapia que perderam seus cabelos.

Leia também:
Policiais iniciam campanha para arrecadar alimentos e fraldas para crianças com câncer

A ação é realizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), e foi aderida pela assembleia de Mato Grosso. Desta forma, foi instalada uma caixa identificada na recepção da ALMT, onde as pessoas podem depositar os lenços a serem doados entre as 7h e as 18h.

"Estamos muito felizes em poder apoiar esta campanha, fundamental para a conscientização e prevenção ao câncer de mama. É uma forma de a Assembleia contribuir com essas mulheres nesse momento delicado e difícil", acredita o presidente da Casa de Leis, Eduardo Botelho (PSB).

Celise Laviola, presidente da Secretaria de Mulheres da Unale, afirma que é importante chamar atenção para essa luta. “Lutar contra esta doença é possível e o objetivo da nossa secretaria é reforçar ações de prevenção que aumentem as chances de cura”, diz.

De acordo com a assessoria, os lenços arrecadados serão entregues pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social ao Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), no próximo dia 31.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2016 e 2017, 57.960 novos casos de câncer de mama serão diagnosticados, sendo que 4.230 serão em mulheres da região Centro-Oeste.

Os homens representam apenas 1% do número total de casos, e, de acordo com o levantamento mais atual do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, 14.786 pessoas morreram por causa do câncer de mama em 2014. Dessas, 161 eram homens.

A orientação [e que a mulher observe asmamas e as apalpe sempre que se sentir confortável – não apenas no mês de outubro, para detectar alterações. Durante o autoexame, a mulher deve procurar deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos.

Se alguma alteração for detectada, é preciso procurar ajuda de um profissional da saúde para fazer o exame clínico. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet