Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

UNIVAG

Vencedores do Concurso Cultural Anjos na Terra são homenageados e recebem troféus

Foto: Divulgação

Vencedores do Concurso Cultural Anjos na Terra são homenageados e recebem troféus
Os nove vencedores do Concurso Cultural do Univag Centro Universitário, “Anjos na Terra”, foram homenageados e receberam um troféu pela participação, na tarde da última quinta-feira (26). Com o tema 'dê asas a sua imaginação', 20 artistas tiveram seus desenhos selecionados e expostos para uma votação, que selecionou os nove que foram grafitados pelos blocos do campus. Os colaboradores que estiveram à frente do projeto também foram homenageados.

Leia mais:
Univag realiza ações com serviços de saúde e cultura no Várzea Grande Shopping; veja programação

De acordo com a assessoria do Univag, o Concurso Cultural selecionou nove pares de asas em formato de anjos, que foram grafitadas nos blocos A, B, C e D, Clínica Integrada, Nova Ala da Clínica, Unidade Médica Univag no hospital Santa Casa de Misericórdia, Complexo das Engenharias e Biblioteca.

As pinturas nas paredes foram grafitadas pelo artista Babu Seteoito, que fez questão de fazer um desenho em homenagem a iniciativa do Univag, grafitando um par de asas no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).

O concurso cultural foi realizado no início do semestre e movimentou o campus Univag. As pinturas convidam as pessoas a interagirem com um par de asas de anjos abertas, onde devem se posicionar entre as duas asas, como se fossem anjos. O Concurso Cultural foi uma forma de homenagear alunos, professores, coordenadores e técnico-administrativos por todo empenho frente às ações de responsabilidade socioambiental realizadas pelo Univag.

"Na porta da minha universidade tinha uma asa de anjo pintada, eu olhava e dizia 'Lembra o meu pai, eu o chamo de anjo aqui na terra, por ter salvo a minha vida duas vezes quando criança'. Eu sempre quis fazer uma homenagem a ele, a ideia era fazer uma pintura no Univag com formato de asa de anjo. Então pensei no Univag Social, que realiza diversas ações em prol da comunidade com a ajuda de voluntários, que são anjos na terra que fazem o bem de coração. Foi ai que nasceu a ideia de fazer o concurso em homenagem a todos os anjos do Univag Social, e nada mais justo que todos participassem com seus desenhos", conta o Diretor Geral do Univag e idealizador do projeto Anjos na Terra Univag, Marcelo Medeiros.

O concurso recebeu centenas de desenhos de alunos, colaboradores e egressos. Uma comissão julgadora selecionou 20 deles, que participaram de uma exposição com votação para a escolha das asas para cada bloco. O resultado selecionou as nove asas que estão chamando a atenção de quem passa pelo campus Univag.
 
A acadêmica de Publicidade e Propaganda, Déborah Corte, de 19 anos, tem paixão por desenhos desde sua infância. Incentivada pelos professores e coordenadores, a estudante decidiu participar do concurso. Deborah se inspirou nas árvores para produzir as asas.
 
"Eu cresci em um sítio e em minha volta só tinha natureza, que é uma paixão. Como o tema era 'dê asas a sua imaginação' eu quis passar uma mensagem, dando asas à imaginação, mas com o pé na terra. Então o desenho surgiu no formato de árvore que vai crescendo para o céu com as raízes na terra, deixando o recado que antes de tudo precisamos da natureza para sobreviver". conta Deborah, que parabenizou o Univag pela iniciativa. "Esse concurso é algo diferente, você representado na parede, é aconchegante, como se o Univag nos acolhesse em casa. Estou muito feliz com a oportunidade. É uma honra fazer parte da história do Univag".
 
As ações sociais realizadas pelo Univag Social foram a inspiração da acadêmica de Engenharia Civil, Lowrrayny Franchesca, que também quis homenagear a todos que participam das ações. 

"É difícil ver as pessoas preocupadas com o próximo, mas aqui no Univag é diferente. A instituição ajuda muitas pessoas, há muitos projetos sociais que envolvem todos os cursos, várias iniciativas em favor do próximo e eu me inspirei nisso. O formato das asas foi inspirado em um personagem de uma série, o Anjo Castiel. O azul que é cor predominante do Univag, e as pessoas se abraçando para homenagear o Univag Social", enfatizou a acadêmica.

A colaboradora do departamento Cerimonial, Kewry Moira Teles, participou do concurso e foi uma das vencedoras. Sua asa foi pintada no bloco A, local onde trabalha. Inspirada no Pantanal mato-grossense, Kewry valorizou as origens regionais.

"As asas de anjos remetem à proteção divina, e eu quis mostrar que esta proteção não é só para os humanos, mas também para a natureza e os animais. O tema regional é um traço muito forte que nós mato-grossenses temos e que se destaca em todos os sentidos. Eu fiquei muito feliz pelo incentivo que recebi para participar e por ter sido uma das vencedoras. Eu, que estudei no Univag e trabalho aqui, acredito que esse concurso mostra que a instituição quer saber o que os colaboradores e estudantes pensam e desejam. A votação foi democrática e aberta ao público e, assim, escolheu aquela que agradou a todos", conta Kewry.

O concurso chegou aos egressos Univag, que fizeram questão de participar. Formado em Publicidade e Propaganda em 2012, Fernando Augusto Nunes ficou sabendo do projeto Anjos na Terra através das redes sociais do Univag.

"Quando vi nas redes sociais, achei bem legal a instituição manter a porta aberta para o contato com egressos. Ver que ela continua fazendo parte de novas experiências na nossa vida. E ações como esse concurso, nos permitem trabalhar um lado social e ao mesmo tempo lúdico do universo universitário. Afinal, a correria do dia a dia deixa tudo mais cinza e, dessa forma, podemos parar e pensar no que cada traço dessas asas pode significar. No meu caso, utilizei os traços para dizer mesmo que 'a imaginação' pode ser as asas para o carinho de propagar o bem" conta Fernando.

O diretor geral do Univag e idealizador do projeto “Anjos na Terra”, Marcelo Medeiros, também agradeceu aos voluntários.
 
" O projeto foi uma maneira de homenagar o 'Univag Social', e seus voluntários,  somos a maior instituição de ensino que oferece serviços gratuitos á comunidade  e chegamos a esse patamar graças aos voluntários que fazem o bem ao próximo de coração".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet